CPAD EBD

links patrocinados

CPAD EBD

A CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus) atua levando a mensagem de Deus para as pessoas. O objetivo é transmitir a mensagem cristã, e fazer das escrituras bíblicas uma fonte de estudo e conhecimento.

O sistema de ensinamento

O sistema de ensino bíblico funciona em todas as fases dos seres humanos. Isto é, a Bíblia é o ensinamento, e a criança vai passando por etapas, igualmente o que ocorre com a escola. Por exemplo, há várias etapas na escola dominical, cada uma contabilizando de dois a três anos, por exemplo: o berçário, maternal, jardim de infância, o primários, a classe júnior, a fase para pré-adolescentes e adolescentes, e a última dedicada aos jovens.

A escola dominical também disponibiliza currículos para todos os participantes, e os egressos só podem receber quando concluírem uma fase, e assim por diante.

A escola não acredita que seja possível um sistema de ensino ser neutro, e que há a necessidade de uma filosofia, como a Bíblia não é uma filosofia, as aulas são voltadas de acordo com a teologia bíblica.

O sistema também é flexível, ou seja, os professores adaptam os conteúdos de acordo com o momento vivido, para que possa haver uma melhor compreensão dos alunos pelos temas abordados.

A história da escola dominical

Domingo de 1780, cidade de Gloucester, praticamente divisa com o país de Gales. E o jornalista Robert Raikes estava dentro da própria casa, tentando trabalhar, como já era de costume. Raikes escrevia um editorial sobre os presídios da época para o jornal da cidade. Mas havia algo que o perturbava, lá fora, na rua: o barulho de crianças brincando, brigando e se xingando nas ruas.

O jornalista passou a refletir sobre essas crianças e no futuro que as esperava, e que este, poderia ser o mesmo que a dos pais (trabalhadores das fábricas) ou até o de pessoas que estavam no presídio. A partir disso, Raikes decidiu que algo deveria ser feito: aquelas crianças precisavam sair das ruas e irem estudar, já que, escola na época era só para uma minoria que tinha dinheiro.

Fundação da escola no mundo

Com esta proposta, o jornalista chamou mulheres intelectuais que pudessem dar aula aos domingos para as crianças. As aulas eram de alfabetização, matemática, linguagem, gramática e de ensino religioso. A princípio as crianças não queriam largar a diversão aos domingos pelas aulas, mas logo aceitaram a proposta de poder aprender.

Em novembro de 1783, foi aberta a primeira escola dominical, tendo como líder a igreja Metodista. E em 1785 foi fundada no país a primeira Associação da Escola Dominical, e nos Estados Unidos, também em 1785, inaugurada a União das Escolas Dominicais.

A chegada do ensino no Brasil

O sistema de ensino dominical chegou ao Brasil em 1855, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Isso começou com a chegada de um casal escocês no Brasil, a mulher, queria levar às crianças de ruas uma mensagem de Deus, e começou a ministrar aulas bíblicas na própria casa. Mais tarde esse mesmo sistema ajudou a instaurar no país a Igreja Evangélica Congregacional.

Fotos

Confira Fotos da CPAD EBD:

CPAD EBDCPAD EBD
Casa Publicadora das Assembleias de DeusCasa Publicadora das Assembleias de Deus
Escola DominicalEscola Dominical

Pesquisar
Artigos Relacionados