COPEVE vestibular UFMG 2013

links patrocinados

COPEVE vestibular UFMG 2013

COPEVE vestibular UFMG 2013

Os estudantes interessados em concorrer no processo seletivo da Universidade Federal de Minas Gerais realizaram suas inscrições de 13 de agosto a 10 de setembro de 2012. Este ano a UFMG abre inscrições para 6.670 vagas em 75 cursos espalhados pelo Estado de Minas Gerais.

A COPEVE (Comissão Permanente do Vestibular da UFMG) informou que o curso mais concorrido para este vestibular 2013 é o de Medicina, oferece 320 vagas e tem mais de 15 mil inscritos, cerca de 40 candidato por vaga. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda e Direito também estão entre os mais disputados do concurso vestibular.

Sistema de Cotas UFMG

Do dia 12 ao dia 18 de novembro o candidato deverá, para completar sua inscrição, acessar o site da UFMG para selecionar sua opção se vai concorrer pelo sistema de Cotas ou pela Livre Concorrência.

Para estudantes de escola pública que têm renda bruta mínima ou igual a um salário mínimo e meio por pessoa que compõe a família serão ofertadas 270 vagas. Nesta mesmas condições financeiras, para estudantes de escola pública que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas serão ofertadas 310 vagas.

Para estudantes de escola pública que têm renda bruta maior a um salário mínimo e meio por pessoa serão ofertadas 157 vagas. Para estudantes de escola pública, com renda bruta maior a um salário mínimo e meio por pessoa e que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas serão ofertadas 275 vagas.

Não é permitido no vestibular da UFMG que um estudante que tenha cursado escolas particulares no Ensino Médio entre no Sistema de Cotas, mesmo que este estudante tenha sido bolsista.

Provas

A prova de seleção da UFMG é feita em duas etapas. A primeira etapa corresponde às provas objetivas do ENEM 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio), que aconteceu nos dias 03 e 04 de novembro. O candidato que alcançar a nota da escala desenvolvida pela UFMG é aprovado para a segunda fase.

Na segunda fase a nota de Redação do ENEM 2012 também compõe a nota final do processo seletivo da Universidade Federal de Minas Gerais. O restante da nota da segunda etapa é a prova onde o estudante demonstra seus conhecimentos específicos. As provas são específicas são direcionadas por curso ou habilitações. Cada curso responde a um grupo de disciplinas correspondentes a graduação pretendida.

Datas e Resultados

Para os cursos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira as provas da segunda etapa se realizarão no dia 13 de janeiro.

No dia 14 de janeiro os candidatos dos cursos de Biologia/Química, Filosofia, Língua Estrangeira, Matemática farão o exame vestibular.

Dia 15 de janeiro os cursos de História e Química. E no dia 16 de janeiro os cursos de Física e Geografia. A UFMG ainda vai divulgar o edital que marca o dia do Resultado Final.

A UFMG é uma instituição de ensino superior reconhecida no Brasil e no exterior. Mais de 90% do seu corpo docente são Mestres e Doutores. A Universidade tem quase 4 mil estudantes de Mestrado e mais de 3 mil doutorandos.

Fotos

Confira Fotos sobre COPEVE vestibular UFMG 2013:

Provas COPEVE vestibular UFMG 2013 Gabarito COPEVE vestibular UFMG 2013 Resultado COPEVE vestibular UFMG 2013 Vestibular UFMG 2013 COPEVE

Pesquisar