Coperve UFPB

links patrocinados

Coperve UFPB

Coperve UFPB

Coperve é a sigla para a Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Este órgão é vinculado à instituição de ensino superior e é responsável pela regulamentação de todos os processos seletivos da Universidade.
A Coperve da UFPB faz toda a parte burocrática no que diz respeito à aplicação dos vestibulares da instituição e de concursos públicos do Estado que ficam a cargo do órgão, como a estipulação das datas das provas, publicação dos editais, cronogramas, produção e aplicação das provas, locais onde as provas serão realizadas, entre outros aspectos.

Site da Coperve UFPB

Por ser um órgão vinculado à Universidade Federal da Paraíba, a Coperve possuiu uma sessão própria dentro do site da UFPB. Dessa forma, todos os vestibulandos e candidatos de concursos públicos podem se informar acerca dos vestibulares e dos certames em andamento.

Através do site da Coperve UFPB é possível encontrar informações gerais sobre os vestibulares e os concursos; o calendário de realização das provas, publicação do edital, divulgação do resultado, entre outras características; os cursos e as vagas disponíveis; todos os editais já publicados e os mais recentes; a concorrência candidato/vaga de cada curso do vestibular e das vagas dos concursos públicos; os locais de realização das provas; gabaritos de todas as provas; os cursos oferecidos pela UFPB; as provas específicas do vestibular; resultados de todos os certames; um espaço próprio para a inscrição dos candidatos e a fiscalização.

PSS Coperve UFPB

Um dos maiores destaques da Coperve UFPB é o Processo Seletivo Seriado, conhecido como PSS. Ele é aplicado na Universidade Federal da Paraíba desde 1999 para quase todos os cursos de graduação da universidade. Essa avaliação consiste na aplicação de uma prova nos três anos do ensino médio e que no final elas são somadas e é atribuída uma nota para o candidato. Existe uma quantidade de vagas específicas para o PSS e o candidato concorre apenas com quem realizou todas as três provas. Caso perca alguma, o concorrente está automaticamente eliminado da disputa.

As provas são elaboradas de acordo com programas de matérias que já estão pré-estabelecidos e seguem o conteúdo básico do ensino médio. As questões são objetivas e abrangem os temas de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Geografia geral e do Brasil, Química, Física, Biologia, História Geral e do Brasil e Língua inglesa, francesa ou espanhola. No terceiro ano do PSS também há prova de redação e questões de produção textual.

Fotos

UFPBUFPB
CoperveCoperve
Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

COPERVE

Coperve

Quem nunca passou por uma prova seletiva, não sabe qual a sensação e a Coperve está presente em algumas destas situações. A Coperve Comissão Permanente de Vestibular está associada a todas as realizações de processos seletivos efetuados pelas Universidades e também por alguns concursos públicos. A Coperve organiza, estabelece datas e horários, bem como disponibiliza vagas e corrige os gabaritos dos vestibulares de regiões como Santa Catarina e Paraíba.

Esta comissão além de oferecer suporte a reclamações e prover direitos dos alunos sobre as correções das provas de vestibular, também auxilia as Universidades quanto à realização e promoção de vagas e quantidades delas durante o processo que seleciona os futuros alunos. Os gabaritos são vistoriados pela Coperve, bem como através da Coperve pode-se anular questões ou reprogramar ou adiar vestibulares.

Algumas das Funções da COPERVE

Coperve 2013

A Coperve como foi dito tem poder absoluto sobre os vestibulares, suas correções, recursos, datas, cursos e disposição de vagas. Os recursos sobre as questões das provas são dispostos nos sites das Universidades e são todos permitidos pela Coperve, além da divulgação dos gabaritos. A Coperve também tem o poder de negar os recursos se perceber fraude ou mau uso das informações dispostas na maneira de recorrer ou fazer os pedidos.

Ainda com relação aos gabaritos a Coperve tem o poder de anular provas, modificar questões ou lançar novos gabaritos conforme achar que deve. Segundo a Coperve, qualquer aluno tem o direito de exigir a correção personalizada de suas provas, bem como de modificar os resultados através de recursos, que também precisam ser aceitos pela Coperve. A Coperve também tem por objetivo disponibilizar agendas com as datas das provas e os horários de abertura e fechamento dos portões.

A COPERVE e o PSS da Paraíba

Comissão Permanente de Vestibular

Na Paraíba é realizado todo o ano o Processo Seletivo Simplificado dos alunos que ingressarão na Universidade Federal da Paraíba, como todos os procedimentos realizados no intuito de ingressar nas Universidades através do vestibular são organizados pela Coperve, essa seleção não poderia ficar de fora. A Coperve tem o poder de eliminar candidatos, corrigir provas e modificar gabaritos. No vestibular de 2013 a Coperve eliminou quase 6.000 alunos que não realizaram a segunda fase do vestibular da Paraíba.

Além dos vestibulares intitulados PSS da Paraíba, as universidades de lá também contam com alguns concursos públicos que seleciona pessoal para atuar na Polícia e no Corpo de Bombeiros do estado de lá. A Coperve ministra todas as provas tanto de seleção para ingresso nas universidades quanto para ingresso a cargos públicos.

A COPERVE e os Concursos Públicos

Coperve nos vestibulares

Além dos vestibulares a Coperve também é responsável por alguns Concursos Públicos, tendo como cargos desde professores, até policiais e bombeiros. As pessoas buscam os concursos a fim de obter cargos efetivos que oferecem vantagens como bom salário, crescimento profissional, suporte e segurança. Dentre as universidades credenciadas com a Coperve os cargos são inúmeros e todas as vagas disponibilizadas para atender as demandas de várias cidades brasileiras.

A Coperve oferece total suporte aos concursos, desde a elaboração das questões, as datas previstas e os horários de abertura e fechamento dos portões, até a maneira que as provas devem ser realizadas e os materiais a serem utilizados.

Coperve 2013 Coperve nos concursos

Pesquisar
Artigos Relacionados