Copa São Paulo Júnior

links patrocinados

Copa São Paulo Júnior

Copa São Paulo Júnior

Sobre a Copa São Paulo Júnior

O ano no esporte é aberto com os jogos de futebol da Copa São Paulo Júnior. A competição é uma das mais importantes do país, sendo a principal para a categoria Sub-18.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior – também chamada de Copa São Paulo de Juniores – começou há poucos dias a sua 41ª edição e já tem um favorito ao título: o São Paulo, que, por enquanto, ainda não sofreu nenhum gol.

Títulos da Copa São Paulo Júnior

Desde seu início, 40 títulos já foram entregues a times de todo o Brasil. O clube que mais venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior foi o Corinthians, com sete campeonatos e outros sete vice.

Ele é seguido por Fluminense (com cinco títulos), Internacional (quatro títulos), Atlético Mineiro (três títulos) e São Paulo (dois títulos).

Por estado, o que mais venceu a Copa São Paulo Júnior foi São Paulo, somando 23 títulos. Depois vem Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nenhum outro estado teve a honra de ter um time no rol dos campeões da Copa Juniores.

Curiosidades da Copa São Paulo Júnior

De todos os times da capital paulistana, o Palmeiras é o único que ainda não conquistou nenhum títulos na Copa São Paulo.

Dos times que chegaram à final, o que tem maior aproveitamento, considerando a proporcionalidade, é a Portuguesa, que venceu as duas únicas finais disputadas pelo time.

Em 1.987, a Copa São Paulo de Futebol Júnior não aconteceu. O então prefeito da capital, Jânio Quadros, não teve interesse em promover o evento esportivo.

Em 2.006 o vencedor da competição foi o América de São José do Rio Preto, que teve a segunda melhor campanha. O detalhe é que o time foi formado a apenas dois meses antes da competição.

Copa São Paulo de Futebol Junior

Copa São Paulo de Futebol Junior

Início comemorativo

A Copa São Paulo de Futebol Junior teve sua primeira edição no ano de 1969, com a participação de quatro times – Nacional, Palmeiras, Corinthians e Juventus – ou seja, somente do estado de São Paulo.

A Copinha como é carinhosamente chamada pelos boleiros foi organizada pela prefeitura da cidade como parte das comemorações do aniversário da capital paulista – 25 de janeiro.

No começo era chamada de Taça São Paulo de Futebol Juvenil, mas foi só depois que passou a limitar a idade dos jogadores em até 20 anos, no ano de 1981.

Até hoje a Copa São Paulo de Futebol Junior acontece sempre no início do ano, com a final programada exatamente para o dia 25 de janeiro, justamente por causa do aniversário da cidade. Além disso, a idade limite dos jogadores é de 19 anos.

 São Paulo de Futebol Junior

Importância da Copinha

Nos últimos anos, a Copa São Paulo de Futebol Junior tem reunido cada vez mais clubes por conta da visibilidade e da possibilidade de revelar novos talentos, como aconteceu com Falcão para o Internacional de Porto Alegre e com Robinho para o Santos.

Inúmeros craques apareceram para o futebol na competição que teve até a presença de equipes estrangeiras entre 1993 e 1997.

A importância da Copa São Paulo de Futebol Junior aumentou de tal maneira no cenário nacional que, em 1997 a Federação Paulista de Futebol assumiu o controle e passou a organizar o evento.

Tal fator foi decisivo para impulsionar a popularidade do evento, tendo em vista o reconhecimento e credibilidade que a Federação Paulista tem a nível nacional.

Como participar do Copa São Paulo de Futebol Junior

Maiores vencedores da Copa São Paulo de Futebol Junior

Os times com mais títulos da Copinha são: Corinthians com oito títulos, Fluminense com cinco, Internacional com quatro, Atlético Mineiro e São Paulo empatando com três. Pelo menos mais 16 clubes possuem títulos e, ao total, 25 times já chegaram a final da Copa São Paulo de Futebol Junior.

O título mais inusitado foi o do Roma, antigamente com sede em Barueri e hoje em Apucarana, no Paraná. No ano de 2001 o modesto time do interior venceu o São Paulo que, naquele ano contava com o craque Kaká na equipe.

No geral, equipes pequenas participam do torneio na esperança de conseguir maior visibilidade para seus jovens talentos e, na melhor das hipóteses realizar algum negócio com as equipes maiores. Goleadas históricas são comuns no torneio, evidenciando a diferença entre os clubes.

Como fazer inscricao na Copa São Paulo de Futebol Junior

Copa São Paulo de Futebol Junior em foco

A última edição da Copinha contou com 100 equipes de todos os estados brasileiros, totalizando aproximadamente 2500 atletas e vinte e cinco cidades-sede. O torneio, como sempre, abriu a temporada nacional de futebol, proporcionando a primeira festa para os clubes que chegaram as finais.

Não há confirmação das equipes que disputarão a próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Junior, mas certamente o número de equipes superará o da última, reforçando o grande interesse dos clubes nacionais pela competição que acaba gerando mais rentabilidade e lucratividade do que os campeonatos estaduais.

Maiores vencedores do Copa São Paulo de Futebol Junior Importancia da Copinha

Pesquisar
Artigos Relacionados