Consulta Boletim Escolar 2012

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Consulta Boletim Escolar 2012

Consulta Boletim Escolar 2012

O boletim é uma excelente forma de avaliar a condição e empenho do aluno, comparando, portanto, com todas as matérias e possibilitando verificar se existe uma área ou assunto específico que ele possui dificuldade. É comum, por exemplo, que quem consiga notas altas nas áreas de humanas e sociais (História, Geografia, Português, línguas estrangeiras), não se dê tão bem nas de exatas (Física, Matemática, Química e, às vezes Biologia) – e vice versa. O boletim escolar também é um documento, que quando há o acumulo dos anos, vira o chamado histórico escolar – necessário para a inserção em qualquer instituição de ensino superior, pública ou privada.

O boletim também serve como uma forma dos pais avaliarem a dedicação de seus filhos nos estudos, embora muita gente tenha a consciência de que as notas não necessariamente reflitam entendimento da matéria. O boletim é entregue a cada fim de bimestre, no sentido de relatar as notas das provas, trabalhos e afins realizados a cada dois meses letivos. No fim de cada semestre, as médias são somadas e então é preciso que os alunos atinjam uma nota mínima para não realizarem mais uma prova para recuperar esse conteúdo. Na maioria das escolas, a média escolar é sete (ou seja, setenta por cento de aproveitamento).

É muito comum atualmente que as notas sejam divulgadas no formato online, para que os alunos possam acompanhar cada uma das avaliações serem somadas de acordo com as notas que saem. Entretanto, praticamente nenhuma escola deixou de imprimir o boletim escolar para que os pais possam receber (ou buscar) na escola o documento. Se tudo ficasse limitado aos computadores e versões digitais, os alunos teriam facilidade em esconder seus desempenhos ruins.

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Embora a visualização dos boletins seja extremamente importante e uma formalidade realizada tanto pelas escolas quanto ansiadas pelos pais, é importante que haja uma consciência de que eles não resumem a inteligência dos seus filhos. Por esse motivo é que deveria haver um acompanhamento constante dos pedagogos e psicólogos nas escolas, principalmente quando há a entrega das notas. Em alguns casos, as crianças criam expectativas e um sentimento de culpa no relacionamento com os pais por causa do que eles desejam que os filhos atinjam. Em outros, as crianças não se preocupam nem um pouco com seu futuro, que embora não se resuma à escola, necessita de certo interesse em alguma área de estudo, seja em humanas, exatas, naturais, artes, música, etc.

As notas também acabam sendo referência para avaliar o desempenho total durante a escola, para que as universidades possam decidir se o aluno conseguirá uma bolsa de estudos, por exemplo. No caso do ensino superior, também na avaliação de processos seletivos para bolsas no exterior ou até mesmo de estágio ou de entrevistas de emprego. Por esse motivo é que avaliações são tão importantes e, não importa o quanto são criticadas, acabam se mantendo no sistema de ensino de todo o mundo.

Pessoas argumentam que em muitos casos apenas incentivam decoreba e evitam do aluno refletir sobre os assuntos discutidos de forma crítica, entretanto, ainda não existe um método realmente satisfatório para todos os partidos envolvidos (alunos, professores, administradores e diretores escolares, pais).

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