Concursos 2010

links patrocinados

Concursos 2010

Concursos 2010

Os concursos públicos são processos seletivos para a contratação em empresas públicas (e em alguns casos privadas) através de uma prova sobre o conteúdo específico da função a ser executada ou da profissão que se está disputando. Os concursos podem ser desde vagas de curso superior (como advogado, médico, professor, jornalista, assistente social, engenheiro), quanto para técnicos (de segurança do trabalho, de construção em geral, equipamentos mecânicos), e também para pessoas com formação do ensino médio (motoristas, auxiliar geral, entre outros).

As vagas públicas são extremamente bem vistas pela sociedade pelos altos valores salariais, benefícios extras (como compensações, vale alimentação e transporte, décimo terceiro, etc.), horas de trabalho reduzidas, opções de folga ou adaptação de turno, oportunidade de receber horas extras, entre outros. As provas de concurso público geralmente estão focadas nas funções exigidas, sendo que as empresas que realizam o teste devem ser orientadas quanto ao que a empresa ou órgão está procurando. Os conteúdos cobrados são também disponibilizados para os candidatos se prepararem.

Além disso, a constituição federal dá o benefício da estabilidade em caso da conquista de vagas públicas, pois não é possível demitir esse tipo de funcionário e em caso de desrespeito a pessoa pode ser até processada por desacato. Embora atualmente essas leis ainda estejam em fase de mudança (principalmente a que diz que os funcionários públicos não podem ser demitidos, pois é comprovado que o desempenho dessas pessoas é relativamente menor do que profissionais contratados e sem garantias de manutenção da vaga).

Mais informações

Empresas que realizam concursos praticamente anuais, embora para vagas diferentes, incluem: os Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, prefeituras e governos do estado em geral, além de órgãos específicos como os de abastecimento de água, gás, luz, etc. Uma das atitudes muito comuns na hora de concursos públicos é lançar editais para vagas não efetivas ou permanentes ou ainda de início imediato. É muito frequente que uma pessoa passe em primeiro lugar no concurso e só seja chamada meses depois para ocupar a vaga – isso ocorre devido à burocracia dos processos de demissões, contratações e afins.

Em todas as provas, são cobradas disciplinas básicas, como Língua Portuguesa (interpretação de texto e gramática, geralmente), Matemática, Conhecimentos Gerais (atualidades, Geografia, História), além de leis específicas sobre a área, conhecimentos específicos (dependendo da sua formação) e Informática. Além disso, para quesito de desempate ou mesmo para uma seleção mais justa dos candidatos, é possível realizar uma prova de títulos (onde se apresenta todo o tipo de documentação e comprovantes acadêmicos e extras, como diplomas em línguas, participação em palestras, apresentações de artigos) para aumentar o número de pontos além dos adquiridos na prova teórica.

Outro ponto positivo do trabalho público é o fato de existirem diferentes sindicatos defendendo seus direitos, não raro ocorrendo greves trabalhistas em busca de um aumento salarial após alguns reajustes insatisfatórios. Para maiores informações sobre concursos, seja para ver as vagas para esse ano ou então de acordo com a sua formação, existem vários sites especializados.

Fotos

Confira Fotos dos Concursos 2010:

Concursos 2010Concursos 2010
Os concursos públicos são o sonho profissional de várias pessoasOs concursos públicos são o sonho profissional de várias pessoas
Todos os anos são oferecidas milhares de vagas públicasTodos os anos são oferecidas milhares de vagas públicas

Pesquisar