Comvest Unicamp

links patrocinados

Comvest Unicamp

A Comvest é a Comissão Permanente para Vestibulares, tendo como principal função a formulação das provas, garantindo o sigilo das questões, dos gabaritos e das informações dos candidatos. O órgão divulga informações e estatísticas sobre o vestibular para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de organizar também provas de concursos para outras instituições do país. A Comvest surgiu da insatisfação dos professores da Unicamp com o ingresso de alunos que estavam aquém do desejado no sentido de desempenho.

Até o ano de 1986, o vestibular da Unicamp era feito pela Fundação Universitária para Vestibular (também conhecida como FUVEST), que até hoje ainda formula as provas para a Universidade Federal de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMS-SP). Com isso, a prova teve uma mudança de perfil e de nível exigido, servindo até hoje como referência para cursinhos preparatórios e até mesmo para outras instituições.

O vestibular então passou a ser uma prova de duas fases, sendo a primeira com quarenta e oito questões com múltipla escolha e três redações com temáticas atuais diferentes – são cinco horas para realizar o teste. Posteriormente, quem tiver pontuação superior a cinqüenta e quatro, passa para a segunda fase. Nesse caso, a prova é dissertativa e dura três dias, sendo divididos em vinte e quatro questões (doze de matemática e doze de português e literatura) no primeiro dia, vinte e quatro questões (dezoito de artes e ciências humanas e seis de língua inglesa) no segundo dia e mais vinte e quatro questões no terceiro dia (dessa vez na área das ciências biológicas).

Mais informações

Em 2011, foram mais de sessenta mil candidatos inscritos, disputando cerca de três mil e duzentas vagas, sendo um terço dessas em cursos noturnos. Alguns dos cursos mais disputados incluem: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Comunicação Social com Habilitação em Midialogia, Engenharia Civil, Engenharia Química e Medicina. A partir da segunda fase, a relação candidato / vaga diminui para no máximo nove, resultando em uma média total de cinco.

Para quem deseja informações específicas sobre o curso que irá se candidatar, basta entrar no site oficial da Comvest e ver as estatísticas. O site também oferece notícias sobre o vestibular de uma forma geral (com datas, locais, novidades e afins), possibilitando conseguir notícias através das redes sociais, como Twitter, Facebook e assinatura do tipo feed RSS.

Outros cursos oferecidos pela Unicamp incluem: artes cênicas, artes visuais, ciências da computação, ciências do esporte, ciências econômicas, ciências sociais, dança, educação física, enfermagem, engenharia agrícola, engenharia de alimentos, engenharia da computação, engenharia de manufatura, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia mecânica, estatística, estudos literários, farmácia, filosofia, física, fonoaudiologia, geografia, geologia, história, letras, lingüística, matemática, música, nutrição, odontologia, pedagogia, química, tecnologia ambiental, tecnologia em telecomunicações, entre outros. A Unicamp é considerada a terceira melhor instituição da América Latina, além de estar em sétimo lugar no ranking brasileiro de ensino superior no país. Desde sua fundação, oficialmente no ano de 1966, a Unicamp é referência de ensino no Brasil.

Fotos

Confira Fotos da Comvest Unicamp:

Comvest UnicampComvest Unicamp
Vestibular UnicampVestibular Unicamp
Aprovados no vestibularAprovados no vestibular

Pesquisar
Artigos Relacionados