Como se inscrever no Pronatec 2014

links patrocinados

Como se inscrever no Pronatec 2014

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, conhecido como Pronatec, é um projeto governamental criado em 2011, de caráter federal, que objetiva democratizar e ampliar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes para jovens em todo o território nacional. Por isso, uma parcela considerável dos cursos oferecidos pelo Pronatec tem como público-alvo jovens brasileiros que já concluíram ou estão para concluir o Ensino Médio, embora também seja possível encontrar cursos para outro níveis de escolaridade. Existem cursos feitos à distância, mas a maioria é presencial.

Confira mais

Como se inscrever no Pronatec 2014 Confira Como se inscrever no Pronatec 2014

Principal intenção do Pronatec é oferecer um conhecimento complementar ao do Ensino Médio, com informações adicionais àquelas que se aprende na escola. Assim, o programa torna o jovem mais preparado para se posicionar no mercado profissional após a conclusão de seus estudos em nível médio. O público-alvo prioritário do Pronatec são os jovens brasileiros em condição de vulnerabilidade social.

Saiba Como se inscrever no Pronatec 2014

Como funciona o programa

O Pronatec é um programa que atua a partir de dois tipos de instituições. De um lado há as ofertantes, que são aquelas que, como diz o nome, oferecem os cursos para os jovens. O diferencial do programa é que há também as chamadas instituições demandantes. Estas fazem o encaminhamento dos alunos para os cursos e, muitas vezes, aproveitam estes jovens em seus próprios quadros funcionais após o término dos cursos de capacitação.

No Brasil, as maiores instituições ofertantes são Senac, Senai e outras instituições do chamado Grupo S. As demandantes, por sua vez, são Ministério da Justiça, Secretaria de Educação e muitas outras.

As vagas do Pronatec são oferecidas periodicamente em todo o Brasil, de acordo com a demanda de cada região e da possibilidade que as instituições ofertantes têm de disponibilizar os cursos em questão. Em 2014, espera-se que o Pronatec seja ainda mais ampliado, com a criação de novos cursos em todo o país.

Como se inscrever no Pronatec

Cursos do Pronatec em 2014

Ao todo, o Pronatec possui mais de 220 cursos em todo o país, com 13 divisões pelos chamados “eixos tecnológicos”, que podem ser, por exemplo, Segurança, Produção Cultural e Design, Infraestrutura, Ambiente e Saúde, Recursos Naturais e muitos outros.

No setor de Produção Cultural e Design, por exemplo, há cursos como Design de Móveis, Artesanato, Canto, Arte Dramática e muito mais. O mesmo vale para todos os outros eixos tecnológicos oferecidos.

Confira Como se inscrever no Pronatec 2014

Inscrições do Pronatec em 2014

De acordo com o Governo Federal, o Pronatec oferecerá algo em torno de oito milhões de vagas em território nacional em 2014. Como o Pronatec engloba muitas iniciativas de diferentes órgãos, não há um sistema centralizado de inscrições. Entretanto, para se matricular em um curso, você precisa apenas acessar o site oficial do programa, encontrar a disponibilidade do curso em sua cidade e levar os documentos solicitados até a instituição indicada na página. A busca pode ser feita por eixo tecnológico ou diretamente pela cidade onde você mora. É importante ficar atento aos prazos de inscrição do curso, pois cada um possui um calendário distinto.

Pesquisar
Artigos Relacionados