Como resolver questões de raciocínio lógico

links patrocinados

Raciocínio todo mundo tem, mas nem sempre ele está preparado para responder perguntas complexas que exigem atenção aos mínimos detalhes para ser respondida da forma correta. para ir melhor neste tipo de prova, saiba algumas dicas sobre como resolver questões de raciocínio lógico.

O que é o raciocínio lógico

Nas provas para vestibular, concursos públicos, processos seletivos para empresas de médio e grande porte ele está sempre lá: o temido teste que exige raciocínio lógico. O caso é que as perguntas podem ser as mais diversas, que exigem pensamento rápido para identificar padrões, saber as premissas ou ainda perceber aquela regra que faz toda a diferença. Mas será que há um estudo específico de como resolver questões de raciocínio lógico?

O primeiro passo em relação a como resolver questões de raciocínio lógico é saber das regras básicas da matemática, como as contas de subtração, soma, divisão e multiplicação, o que exige também conhecimento da tabuada, além de saber técnicas básicas de porcentagem e estatística, por exemplo. Sempre há questões que vão pedir este tipo de conhecimento.

Como resolver questões de raciocínio lógico

Como resolver questões de raciocínio lógico: preste atenção na pergunta

As provas sempre possuem essas questões básicas de matemática, mas nada muito aprofundado, geralmente só o suficiente para ver como vai a forma como as pessoas pensam quando assunto são as exatas. No caso de como resolver questões de raciocínio lógico, existem ainda outros conhecimentos que precisam ser aprofundados para quem quer se dar bem nas provas.

Muitas pessoas podem acabar errando questões por falta de atenção, sendo que a interpretação do texto é uma das partes mais importante na hora de como resolver questões de raciocínio lógico, mais ainda do que as contas matemáticas. Quem interpreta errado, tende a pensar errado. Fique atento a palavras e conjunções como o “ou”, “e”, “então”, “se”, que representam a condicional. “João e Maria compram limões” não é o mesmo que “João ou Maria compram limões”.

Como resolver questões de raciocínio

Faça simulações em casa

De nada adianta ler sobre a teoria de como resolver questões de raciocínio lógico se a pessoa de fato não resolver perguntas desse quesito para treinar. O cérebro humano é capaz de aprender muitas coisas, mas é preciso de treinamento diário para que ele não se esqueça.

A Internet não é só feita para as redes sociais e vídeos engraçados no YouTube. Procure por simulações de concursos públicos passados ou de testes em sites comuns e treine. Se errar, olhe o resultado e tente repassar o que ficou errado na cabeça em como resolver questões de raciocínio lógico.

raciocínio lógico

Como resolver questões de raciocínio lógico: perguntas parecidas

Uma das vantagens de se fazer simulações e concursos e provas anteriores em como resolver questões de raciocínio lógico é que geralmente, as perguntas podem vir bem parecidas. Os números ou padrões podem ser diferentes, mas quem já treinou vai conseguir seguir uma linha de raciocínio bem mais rápido e ganhar tempo com o restante da prova. Por isso, quanto mais se treina o cérebro, mais chances se tem de ir bem.

questões de raciocínio lógico

GD Star Rating
loading...
Como resolver questões de raciocínio lógico, Nota: 3.7 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados