Como resolver o Teste de Einstein

links patrocinados

Como resolver o Teste de Einstein

O Teste de Einstein é um exercício de lógica que circula há bastante tempo na internet. Apesar do nome, não há elementos concretos que confirmem se a autoria do teste é realmente de Albert Einstein. De qualquer forma, o teste teria sido produzido em 1918 e, de acordo com seu enunciado, apenas 2% da população do mundo seria capaz de resolvê-lo.

Como é o Teste de Einstein

Como resolver o Teste de Einstein Teste de Einstein

Teste de Einstein é um exercício de lógica baseado na eliminação. O enunciado possui algumas variações, mas a essência é sempre a mesma: existem cinco casas, todas com cores diferentes. Em cada uma das casas vive um homem de nacionalidade diferente. Cada homem possui um determinado animal de estimação, lê determinado livro e bebe determinada bebida, além de fumar determinada marca de cigarro. Livros, bebidas, cigarros e animais não se repetem, bem como a nacionalidade e a cor da casa. O objetivo do teste é descobrir qual dos homens tem um peixe como animal doméstico.

Após este enunciado, há 15 frases que ajudam a determinar a resposta, como “O homem da casa verde bebe café”, dentre outras assertivas da mesma natureza. A reunião de todas estas informações, além de outras implícitas, ajuda a resolver o teste. Curiosamente, algumas versões mais atuais suprimiram o cigarro da lista, substituindo-o por frutas ou outros alimentos.

Saiba Como resolver o Teste de Einstein

Onde encontrar o Teste de Einstein

O Teste de Einstein é facilmente encontrado na internet, em páginas como Missão Jovem, Professor Cardy e outras. Atualmente, o teste costuma ser disponibilizado em Java, com uma interface que permite ao usuário “anotar” na tela as respostas que for encontrando.

O Teste de Einstein é um excelente passatempo para exercitar nossa capacidade lógica. Se você está com dificuldades para solucionar o problema, é possível encontrar a resposta nas mesmas páginas que oferecem o teste, geralmente no rodapé, em miniaturas de imagens que só podem ser acessadas com um clique – para que ninguém veja a resposta do Teste de Einstein sem querer.

Confira Como resolver o Teste de Einstein

Os 2%

Muita gente estranha o fato de que o teste poderia ser resolvido por apenas 2% da população mundial. Isso porque, embora não seja um teste tão fácil assim, é possível solucioná-lo com um pouco de atenção e paciência. Entretanto, se tomarmos como verdadeira a suposta data de criação do Teste de Einstein, é plausível que, realmente, apenas uma parcela tão pequena da população conseguisse resolver o teste. Em 1918, o nível de instrução da população mundial era bem inferior aos valores atuais.

Teste de Einstein - como resolver

Outros testes

O Teste de Einstein pode ter sido uma grande novidade em 1918. Contudo, hoje em dia podemos encontrar muitos exercícios mentais similares na internet. Se você gosta de testes de lógica e quer exercitar seu cérebro, recomendamos páginas como Testes de QI, Test Online e o Racha Cuca, um dos mais famosos sites brasileiros de quebra-cabeças e desafios lógicos. No Racha Cuca, inclusive, podemos encontrar desafios parecidíssimos com o Teste de Einstein. Passatempos lógicos deste tipo também podem ser encontrados nas revistas de palavras cruzadas.

Pesquisar
Artigos Relacionados