Como Fazer uma Redação

Como Fazer uma Redação

Primeiramente deve-se saber a estrutura básica da redação, que é a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Escritores experientes não se preocupam com a parte do texto que estão produzindo, porém para concursos públicos, vestibulares ou seleções (empregos) é bom seguir este tipo mais básico de estruturação.

Como Fazer uma Redação – Estruturas

A introdução é o início, o começo do texto. Ela deve conter elementos básicos do que envolve o tema principal. A introdução não deve ser extensa, deve ser curta e objetiva, a ponto de apresentar a idéia principal da redação.

O desenvolvimento sim pode ser longo, pois nele devem-se conter todos os detalhes e aprofundamentos do tema tratado no texto. Porém não deve ultrapassar 18 linhas, senão o conteúdo fica “maçante” e corre-se o risco de redundâncias exageradas.

A conclusão deve ser curta e objetiva, assim como a introdução. O ponto de vista do escritor será colocado com maior ênfase na conclusão, mesmo que já inserido em outras partes do texto. Nunca termine um texto com palavras que sugiram finalização, como “Em resumo” ou “Concluindo”.

Como Fazer uma Redação sem falhas

Deve-se tomar extremo cuidado para não cometer falhas graves como fugir do tema ou do assunto apresentado. Lembre-se que o tema é mais abrangente que o assunto.

O que não deve conter em uma redação

É muito fácil encontrar tutoriais na internet de como fazer uma redação. O que dificilmente você internauta vai encontrar é um texto explicando o que não deve de jeito nenhum colocar em sua redação, seja ela de vestibular, concurso ou simplesmente em uma prova qualquer.

Generalizações

Em uma redação não deve conter pensamentos radicais, como por exemplo ”todos os políticos são corruptos”. Generalizações como esta deve estar fora de qualquer redação em que o autor procure atingir pelo menos um nível médio.

O autor não deve falar da sua própria redação dentro do texto

Outro ponto importante a se levantar é o fato de que o autor não deve falar da sua própria redação dentro do corpo do texto. Parece soar até engraçado, mas muitas redações são encontradas com este tipo de situação no Brasil a fora.

Utilização de Provérbios e ditados populares

Mais um ponto bastante oportuno, e que os que não praticam muito a escrita acabam por fazer é utilizar ditos populares ou provérbios. Estes termos acaba por deixar uma redação bastante pobre tecnicamente. Ela poderá passar uma ideia de que o autor não contém conhecimento necessário para utilizar termos ou palavras para melhor expressar seu raciocínio e objetivo.

GD Star Rating
loading...
Como Fazer uma Redação, Nota: 4.5 de 5 com 33 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


1 comentário em "Como Fazer uma Redação"

  1. bruna 18/02/2009 às 20:02

    Vai ser muito útil para mim, obrigado pela força