Como Fazer uma Redação

Como Fazer uma Redação

A redação é exigida nas escolas, universidades, vestibulares, concursos e empresas, sendo que o bom desempenho na escrita, na maioria desses casos, é um grande diferencial, seja na hora de ser contratado ou de passar em algum teste. Por isso mesmo, é importante que você saiba quais erros deve evitar no momento de criar a redação e quais são as principais técnicas para produzir um bom texto.

Estar atualizado e informado sobre as principais notícias do Brasil e do mundo é apenas uma das exigências para elaborar uma boa redação. Também é necessário que você conheça a língua portuguesa e saiba empregá-la no texto com coerência, além de estar a par de técnicas sobre começo, desenvolvimento e conclusão da redação. Você tem dificuldades para começar um texto? Então acompanhe todas as dicas que temos para você abaixo.

Tema

Toda redação tem um tema, que pode ser dado pelo examinador e estará informado em sua prova ou pode ser livre. No primeiro caso, você deverá criar um texto que não fuja da proposta, com um raciocínio coerente e argumentos plausíveis. Se o tema for Corrupção no Futebol, por exemplo, você não pode elaborar uma redação que não tenha como assunto e discussão principal esse tema.

Caso a redação seja de tema livre, escolha um assunto sobre o qual você domina e está atualizado. Nos exames, as notas costumam ser maiores em temas que tenham a ver com o dia a dia da população, como Política e Economia, entre outros. Evite escolher um tema muito complexo ou você poderá se complicar no momento de desenvolver o texto.

Como começar uma redação?

Essa é a parte em que a maioria das pessoas mais têm dificuldades. Depois de escolher o tema, você deverá começar a sua redação apresentando a sua ideia. Ou seja, o primeiro parágrafo é uma “Apresentação”, na qual você deve informar sobre o que será o seu texto e fazer uma introdução pertinente.

Exemplo:

Tema: Corrupção no Futebol

Primeiro parágrafo: No ano de 2015, revelações feitas pelas autoridades dos Estados Unidos mostraram que a FIFA, maior entidade do futebol mundial, está envolvida em uma série de casos de corrupção, como lavagem de dinheiro e outros crimes.

Desenvolvimento

Após fazer a introdução e informar sobre o que você está falando no começo do texto, é hora de desenvolver a sua ideia. Continuando com o exemplo do tema Corrupção no Futebol, agora que você já explicou o que aconteceu em 2015, é hora de mostrar a sua opinião e os argumentos que sustentam ela.

Exemplo: Seguramente, esse é um dos maiores crimes em relação ao futebol, já que a FIFA é a instituição mais importante do esporte e a principal responsável pela realização dos torneios mundiais, como a Copa do Mundo. O fato de alguns dos maiores nomes da entidade terem sido presos, revela que as autoridades norte-americanas estão levando a investigação à sério e não deixarão impunes nem mesmo os maiores “chefões” do futebol. […]

Conclusão

Depois de apresentar a sua ideia e discutir sobre ela no Desenvolvimento, o(s) parágrafo(s) final(is) deve ser destinado à conclusão do seu texto, que nada mais é do que o arremate sobre a sua ideia. Nesse espaço, você deve apresentar uma solução ao problema abordado.

Exemplo: Não vemos um caso tão escandaloso como esse da FIFA sendo revelado com frequência. Mas, agora que a “bomba estourou”, cabe a nós esperarmos por uma apuração justa e reveladora por parte das autoridades, com punição para todos os envolvidos. Vinte anos de cadeia parece pouco para a quantidade de dinheiro que foi desviada.”

GD Star Rating
a WordPress rating system
Como Fazer uma Redação, Nota: 4.5 de 5 com 37 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados