Como fazer um pré-projeto para o PIBIC

links patrocinados

Como fazer um pré-projeto para o PIBIC

O PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) é uma iniciativa do governo e das instituições para fomentar a pesquisa no território brasileiro. Podem participar pessoas que estão no Ensino Superior em qualquer área e que possuam um professor orientador para o projeto. Como todos devem fazer uma prévia para ver se a bolsa é aceita ou não, confira algumas dicas de Como fazer um pré-projeto para o PIBIC.

Fazendo a diagramação e a Justificativa do projeto

Como fazer um pré-projeto para o PIBIC Pré-projeto para o PIBIC

Os alunos que estão regularmente matriculados no Ensino Superior e que precisam saber Como fazer um pré-projeto para o PIBIC precisam, primeiramente, entrar no site do programa ou ainda no de sua instituição para baixar o modelo de documento em formato .doc que deve ser enviado. Não é preciso seguir o exemplo em outra página e sim editá-lo para que nenhuma de duas formatações sejam perdidas, já que isso pode acarretar na eliminação do projeto escrito.

As regras de fonte, tamanho da letra e margens devem ser seguidas à risca pelo candidato, que precisa também começar a fazer a sua Justificativa para o projeto. Nessa parte de Como fazer um pré-projeto para o PIBIC, os candidatos precisam dizer o porquê de quererem desempenhar esse estudo e qual a importância que este terá sobre a sociedade. Vale lembrar que devem ser usados argumentados baseados também na pesquisa do professor orientador. Uma das dicas de Como fazer um pré-projeto para o PIBIC é que o objeto de estudo deve ser bem especificado.

Confira Como fazer um pré-projeto para o PIBIC

Como fazer um pré-projeto para o PIBIC: montando o Objetivo

A próxima parte de Como fazer um pré-projeto para o PIBIC é o Objetivo, que deve ser exemplificado em até uma página. Os alunos precisam colocar qual o propósito específico do trabalho a ser desenvolvido ao longo do ano, dizendo claramente como o tema vai chegar a sua conclusão final. Um exemplo é a utilização de verbos no presente indicativo para deixar mais explícito o objetivo.

Em um PIBIC cujo tema (supostamente) seja “O desenvolvimento da leitura em escolas públicas no século XXI”, o objetivo seria o de ‘identificar’ como é o incentivo à leitura nas escolas e ‘verificar’ como a condição financeira afeta o desenvolvimento da leitura, por exemplo. Nessa parte de Como fazer um pré-projeto para o PIBIC, os estudantes precisam ser concisos.

Saiba Como fazer um pré-projeto para o PIBIC

Fazendo o Plano de Atividades

A próxima etapa de Como fazer um pré-projeto para o PIBIC é o Plano de Atividades do Aluno, parte muito importante para o trabalho, na qual o universitário deixa explícito o procedimento técnico a ser utilizado e os respectivos recursos em uso. Seguindo o exemplo anterior: “Fazer uma pesquisa de campo nas escolas públicas (nome das escolas escolhidas) para saber o que os estudantes leem, por meio de um questionário”.

Como fazer um pré-projeto para o PIBIC - saiba mais

Como fazer um pré-projeto para o PIBIC: montando o cronograma

O cronograma é a etapa final a ser feita pelas pessoas que querem saber Como fazer um pré-projeto para o PIBIC. O mais indicado é montá-lo em forma de tabela, mas uma planilha também pode ser utilizada. O cronograma deve conter o tempo total de meses em que o projeto vai ser montado, mostrando o tempo para a Coleta de Dados, Redação, Apresentação Gráfica e Data de Entrega.

Pesquisar
Artigos Relacionados