Como escrever uma justificativa de TCC

links patrocinados

Como escrever uma justificativa de TCC

O temido trabalho de conclusão de curso, ou TCC, como é chamado pelos formandos é o principal trabalho firmado na vida acadêmica de um estudante a nível superior, este tem a finalidade de conceder a aprovação final no curso bacharelado, devendo ser feito por todos os alunos de qualquer instituição de Ensino Superior.

Saiba mais

Como escrever uma justificativa de TCC Saiba Como escrever uma justificativa de TCC

Devido a sua importância, o trabalho de conclusão de curso costuma atrapalhar – e muito – a vida dos formandos, noites sem dormir, projetos mirabolantes, muita leitura, redação e revisões certamente farão parte da rotina dos estudantes do último ano da faculdade ou universidade.

A importância deste trabalho é tamanha que, normalmente, os estudantes têm apenas algumas disciplinas presenciais no último ano de faculdade, ficando a maior parte do tempo “livre” para realizar as suas pesquisas findando reunir as informações necessárias para a elaboração deste trabalho.

Escreva uma Justificativa para TCC

Como Escrever uma Justificativa de um TCC

A elaboração de um trabalho de conclusão de curso absorve tanta energia dos seus elaboradores que estes acabam se perdendo em pequenos detalhes simplórios, como por exemplo, em como escrever uma justificativa de um TCC.

A justifica do trabalho de conclusão de curso é bastante simples, assim como o próprio nome sugere, basta justificar os motivos que te levaram a realizar aquela pesquisa.
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a justificativa deve identificar e pontuar os assuntos que serão abordados no decorrer do trabalho, considerando a sua relevância funcional e intelectual.

Ou seja, você deve converter àqueles que estão lendo a sua monografia (banca, diretores, professores, colegiados, pesquisadores, orientadores, entre outros), que ela é merecida de ser desenvolvida, sendo assim, você deve “vender o seu peixe”.

O que é TCC

Dicas para Serem Usadas na Justificativa de um TCC

Nós sabemos o porquê e o quão bom o nosso projeto é, entretanto, por vezes, não conseguimos exprimir as razões que nos levaram a desenvolver esta pesquisa, por inaptidão ou até mesmo receio de estar agindo com muita pretensão. Portanto, vale algumas dicas a serem levadas em conta, como é o caso das citações, sabe aquele autor que você tanto estudou para firmar a sua pesquisa? Está é a hora dele aparecer, coloque alguma citação curta que tenha pontos semelhantes a sua monografia, pois assim, seu trabalho ganhará mais crédito.

Outra dica bastante funcional sobre a justificativa é bastante simples, peça para que amigos, colegas de faculdade, parentes, namorado (a), entre outros, leiam a sua monografia e anotem as suas dúvidas, sugestões e os “porquês” então, faça uma análise dessas críticas e procure inserir na sua justificativa as respostas.

Para que serve o TCC

Orientador

O orientador, assim como o próprio significado da palavra anuncia, serve para aconselhar, e situar o estudante, sendo assim, não hesite, questione o seu orientador, peça ajuda com material de apoio, qualquer dúvida sobre o esqueleto do trabalho, emprego de certas palavras e utilização de imagem peça para que o seu orientador lhe ajude indicando o melhor caminho a ser seguido, assim como as melhoras a serem feitas.
Peça sempre para que este esteja lendo seus artigos pedindo a sua opinião, pois assim você terá noção da opinião de um acadêmico.

Pesquisar
Artigos Relacionados