Como escrever uma introdução de relatório

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Como escrever uma introdução de relatório

Relatório é um nome genérico dado a uma série de textos que têm como objetivo informar a alguém sobre os resultados de uma pesquisa, projeto, estágio, ação ou qualquer outra atividade. No caso dos trabalhos acadêmicos, o relatório é geralmente utilizado para “prestar contas” junto a professores e órgãos financiadores. Em outros casos, como campanhas publicitárias, o documento tem como objetivo avaliar o sucesso ou não da ação.

Forma

A forma de um relatório é extremamente variável, dependendo da atividade que será relatada.

Como escrever uma introdução de relatório Confira Como escrever uma introdução de relatório

Em caso de trabalhos científicos, há todo um rigor formal que precisa ser seguido, respeitando a linguagem e as normas da ABNT próprias a esse tipo de documento. Em relatórios internos de empresas, por exemplo, a forma costuma ser bem menos importante do que o conteúdo narrado. Seja como for, o relatório precisa seguir uma linha narrativa, que tem início com a introdução. Mesmo nos casos de relatórios formais, o documento precisa chamar a atenção desde o início, para que o leitor tenha interesse em acompanhar o restante da leitura. Abaixo, confira algumas dicas sobre como escrever uma introdução de relatório.

O que é um relatório

Elementos de uma introdução de relatório

Assim como na maioria dos gêneros textuais, a introdução de um relatório é uma das partes mais importantes. Este trecho deve “puxar” o leitor, explicando qual será o objeto do relatório. Mesmo que o documento seja direcionado para uma pessoa específica – como seu chefe, por exemplo -, que já sabe do que se trata o texto, é importante detalhar qual a atividade alvo do relatório. Pense que você está escrevendo para alguém que desconhece o assunto, apresentando-o para o leitor.

Um dos elementos principais da introdução de um relatório é a explicitação de seu objetivo. Muitas vezes isso pode ser evidenciado com frases como “Este relatório tem como objetivo descrever…” ou outras do gênero.

Introdução de Relatório

Estilo da introdução de um relatório

A introdução de um relatório também será o fator determinante para o resto do texto em termos de linguagem. É neste momento que você define se o relatório será formal, informal, descritivo, analítico… lembre-se de que o relatório precisa de ter uma unidade estilística. Se a introdução for informal, o desenvolvimento e a conclusão devem seguir a mesma linha.

O estilo do relatório geralmente é definido de maneira meio “automática”: um trabalho científico exigirá uma linguagem rígida, enquanto um relatório em uma agência publicitária pode ser mais solto, informal. Se você estiver com dúvidas sobre qual a linguagem adequada de seu relatório, pergunte ao destinatário, ou a quem solicitou o documento.

Dicas de Como escrever uma introdução de relatório

Outras dicas

Curiosamente, é comum que a introdução do relatório seja a última parte produzida. Isso porque ela tem como característica a apresentação de um resumo sobre os procedimentos adotados. A introdução do relatório não deve ocupar mais de 20% do tamanho total do texto, portanto, antes de começar a escrever, é importante saber o tamanho aproximado que o relatório completo deve ter. Mesmo em relatórios informais, não se esqueça de fazer uma revisão gramatical meticulosa.

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