Como escrever uma introdução de relatório
Relatório é um nome genérico dado a uma série de textos que têm como objetivo informar a alguém sobre os resultados de uma pesquisa, projeto, estágio, ação ou qualquer outra atividade. No caso dos trabalhos acadêmicos, o relatório é geralmente utilizado para “prestar contas” junto a professores e órgãos financiadores. Em outros casos, como campanhas publicitárias, o documento tem como objetivo avaliar o sucesso ou não da ação.
Forma
A forma de um relatório é extremamente variável, dependendo da atividade que será relatada.
Em caso de trabalhos científicos, há todo um rigor formal que precisa ser seguido, respeitando a linguagem e as normas da ABNT próprias a esse tipo de documento. Em relatórios internos de empresas, por exemplo, a forma costuma ser bem menos importante do que o conteúdo narrado. Seja como for, o relatório precisa seguir uma linha narrativa, que tem início com a introdução. Mesmo nos casos de relatórios formais, o documento precisa chamar a atenção desde o início, para que o leitor tenha interesse em acompanhar o restante da leitura. Abaixo, confira algumas dicas sobre como escrever uma introdução de relatório.
Elementos de uma introdução de relatório
Assim como na maioria dos gêneros textuais, a introdução de um relatório é uma das partes mais importantes. Este trecho deve “puxar” o leitor, explicando qual será o objeto do relatório. Mesmo que o documento seja direcionado para uma pessoa específica – como seu chefe, por exemplo -, que já sabe do que se trata o texto, é importante detalhar qual a atividade alvo do relatório. Pense que você está escrevendo para alguém que desconhece o assunto, apresentando-o para o leitor.
Um dos elementos principais da introdução de um relatório é a explicitação de seu objetivo. Muitas vezes isso pode ser evidenciado com frases como “Este relatório tem como objetivo descrever…” ou outras do gênero.
Estilo da introdução de um relatório
A introdução de um relatório também será o fator determinante para o resto do texto em termos de linguagem. É neste momento que você define se o relatório será formal, informal, descritivo, analítico… lembre-se de que o relatório precisa de ter uma unidade estilística. Se a introdução for informal, o desenvolvimento e a conclusão devem seguir a mesma linha.
O estilo do relatório geralmente é definido de maneira meio “automática”: um trabalho científico exigirá uma linguagem rígida, enquanto um relatório em uma agência publicitária pode ser mais solto, informal. Se você estiver com dúvidas sobre qual a linguagem adequada de seu relatório, pergunte ao destinatário, ou a quem solicitou o documento.
Outras dicas
Curiosamente, é comum que a introdução do relatório seja a última parte produzida. Isso porque ela tem como característica a apresentação de um resumo sobre os procedimentos adotados. A introdução do relatório não deve ocupar mais de 20% do tamanho total do texto, portanto, antes de começar a escrever, é importante saber o tamanho aproximado que o relatório completo deve ter. Mesmo em relatórios informais, não se esqueça de fazer uma revisão gramatical meticulosa.