Como escolher a melhor universidade

links patrocinados

Como escolher a melhor universidade

Não é raro que, ainda no início do Ensino Médio, muitos estudantes já saibam perfeitamente qual curso superior desejam fazer nos próximos anos. A escolha do curso pode ser complicada, mas é ainda mais complexo escolher a melhor universidade. Isso porque, quando o aluno tem uma afinidade natural com o curso, essa parte do problema já está praticamente resolvida. Mas, geralmente, o mesmo curso superior é oferecido em dezenas, ou até mesmo centenas de instituições públicas e privadas.

Há aqueles estudantes que deixam a escolha da universidade em segundo plano, devido a uma série de fatores. Há, por exemplo, os que não querem sair de casa, optando por cursos oferecidos em suas próprias cidades. Mas, se você não tem preferência sobre o local onde vai morar, abre-se um imenso leque de possibilidades. Felizmente, há diversos critérios que podem ser observados para escolher a melhor universidade. Confira, abaixo, algumas dicas que ajudarão na escolha de um curso de qualidade para sua formação.

Rankings para escolher a melhor universidade

Como escolher a melhor universidade Saiba Como escolher a melhor universidade

Para conhecer a universidade como um todo, é possível recorrer a rankings de avaliação. O próprio Ministério da Educação (MEC) possui uma relação completa de avaliação das instituições de ensino superior do Brasil, disponível para consulta pela internet.

A avaliação dos cursos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) também pode dar bons indícios da qualidade do curso oferecido. Entretanto, é importante ressaltar que estes números não devem ser considerados verdades absolutas. O Enade, por exemplo, é feito pelos estudantes do primeiro e do último ano. Por alguma razão, uma turma pode simplesmente boicotar a prova, o que derrubará a nota do curso. Entretanto, isso não significa que o curso seja, de fato, ruim.

Saiba Como escolher a melhor universidade -

Rankings de melhores universidades por curso

Embora não seja uma instituição governamental, o Guia do Estudante é a publicação mais conceituada no assunto no Brasil. Portanto, é sempre uma boa ideia acessar o site oficial do Guia do Estudante e verificar quantas estrelas o curso possui na instituição que você deseja cursar.

Confira Como escolher a melhor universidade

Detalhes do curso

Quando você tiver um número mais restrito de opções para escolher, acesse a página oficial das instituições em questão e, na guia Graduação, veja todos os detalhes sobre o curso. As avaliações positivas em rankings são um ótimo indício, mas não respondem a todas as perguntas. Além de ser avaliado positivamente, um bom curso também precisa, obviamente, atender às suas expectativas.

Conheça Como escolher a melhor universidade

Grade curricular

Além do número de professores com mestrado e doutorado, confira com atenção, na hora de escolher a melhor universidade, qual a grade curricular do curso. Isso é importante porque o mesmo curso pode ter linhas de ensino diferentes, de acordo com a instituição. O mais comum é que os cursos apresentem uma tendência mais teórica ou mais prática. Por isso, é preciso verificar se o curso em questão atende às suas necessidades, para evitar futuras frustrações. Por fim, é interessante buscar informações complementares sobre o curso, como projetos de pesquisa e extensão, que enriquecem o currículo.

Pesquisar
Artigos Relacionados