Como conseguir bolsa de estudos pelo ProUni

links patrocinados

Como conseguir bolsa de estudos pelo ProUni

Acabou-se o tempo de que só quem tinha dinheiro poderia concluir um curso superior. Com a Bolsa de estudos pelo ProUni os alunos que estudaram a vida escolar inteira em colégios do ensino púbico também podem se candidatar a uma vaga na universidade.

Sobre a bolsa de estudos pelo ProUni

Como conseguir bolsa de estudos pelo ProUni Bolsa de estudos pelo Prouni

Programa Universidade Para Todos – ProUni é um programa do Governo Federal instituído no ano de 2004, que tem o objetivo de facilitar o ingresso de pessoas de baixa renda no Ensino Superior, ofertando Bolsa de estudos pelo ProUni. O Programa oferece bolsas integrais e parciais para Instituições de Ensino Privado de diversos cursos.

Bolsa de Estudos

Como conseguir bolsa de estudos pelo ProUni

O passo mais importante para conseguir uma Bolsa de estudos pelo ProUni é realizar o Exame Nacional Ensino Médio – ENEM, pois é somente por meio da inscrição e nota adquirida na prova que o candidato consegue se inscrever o Prouni.
Quando o sistema do programa abrir, os estudantes devem se cadastrar com o login que é o mesmo da plataforma do ENEM e preencher os seus dados minuciosamente para não haver erros. Haverá também um questionário socioeconômico que serve como um senso para o Governo Federal.
Após completar o registro no site do programa, os vestibulandos irão passar pela fase mais difícil, que é a de escolher o curso e as Instituições de Ensino às quais vão se candidatar para uma Bolsa de estudos pelo ProUni.

Como funciona o Prouni

Como funciona o sistema ProUni

Depois que a inscrição para Bolsa de estudos pelo ProUni ser completada, uma lista de classificação será disponibilizada pelo sistema todos os dias, depois da meia-noite assim, o aluno pode saber se está elegível para ganhar a bolsa ou se está se afastando do número de bolsas ofertadas. Essa atualização é feita somente uma vez a cada 24 horas.
Tão importante quanto saber se há chances de ganhar a Bolsa de estudos pelo ProUni, o sistema do Programa do Governo Federal também permiti que os candidatos troquem as faculdades, universidades ou centro universitários particulares pelo que estão se inscrevendo e também optem por outros cursos..

Vantagens de fazer o Prouni

Quem é elegível?

Para ser elegível a ganhar uma Bolsa de estudos pelo ProUni, o candidato deve possuir baixa renda, como especificado no edital do programa. Logo no momento da inscrição, o candidato já sabe se renda é elegível para continuar o processo.
Para saber antecipadamente se pode participar do ProUni, o vestibulando deve somar a renda total da sua família e dividir pelo número de pessoas, formando a quantidade per capita. Se o resultado conseguido pelo candidato for de até um salário mínimo e meio, a pessoa pode se inscrever para uma bolsa integral.
Caso o resultado da conta seja acima de um salário mínimo e meio e menor que três salários mínimos por pessoa, o inscrito tem a disponibilidade de concorrer a uma bolsa de 50%, devendo pagar a outra metade da mensalidade. Entretanto, se a renda mensal for maior que essa, o estudante não pode concorrer a nenhuma vaga para uma Bolsa de estudos pelo ProUni.

Pesquisar
Artigos Relacionados