Como começar uma redação

links patrocinados

Como começar uma redação

Para começar qualquer coisa, seja uma redação, uma pintura, uma melodia, um móvel ou qualquer outra coisa que envolva um processo criativo, a primeira coisa que deve ocorrer é a inspiração, é impossível começar a escrever sobre qualquer coisa sem que você esteja inspirado, esta inspiração pode vir de forma natural, ou pode ser forçada através de alguns elementos, como uma música, um filme, um vídeo da internet, uma pessoa, um beijo, um artigo, elementos da natureza, ou seja, ela pode vir de qualquer coisa que atinja seus sentimentos.

Saiba mais

Como começar uma redação Saiba Como começar uma redação

No caso de uma redação para algum concurso público, você deve ser totalmente fiel àquilo que o enunciado está te pedindo, sendo imprescindível a sua lealdade a este, analise a temática, leia a coletânea (conjunto de artigos, frases, imagens, entre outros) que o enunciado te dá como auxílio e procure elaborar um texto coerente com o tema contido nestes texto, sem copiar fragmentos destes.

Confira Como começar uma redação

Gêneros Textuais

Uma das principais preocupações que se deve ter com a composição de uma redação é o gênero textual, este pode se alternar entre inúmeros, dependendo exclusivamente das intensões da banca que elaborou a prova em questão. Os gêneros mais recorrentes entre os vestibulares brasileiros são:

– Dissertativo Argumentativo: este é o gênero textual presente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no qual o aluno deve argumentar sobre o assunto proposto, ou seja, apresentar seu ponto de vista, de preferência com uma solução para a problemática da questão na conclusão do texto. Além do ENEM, todas as faculdades que tem como uma das avaliações no processo seletivo a Redação, pede para que o aluno redija uma redação deste gênero, pois é desta forma que os corretores verificarão se o aluno tem capacidade de argumentação.

– Carta: a carta recorrentemente está presente nos vestibulares, neste gênero, o aluno deve endereçar o conteúdo a uma pessoa específica, alterando, de acordo com a importância desta na sociedade, o grau de intimidade, a linguagem e também o vocativo a ser utilizado.

– Resumo: o resumo normalmente também aparece nos vestibulares, pois é capaz de averiguar a capacidade do vestibulando de coletar e filtrar as informações de maior importância em um texto. Vale ressaltar que o aluno deve citar a fonte do seu resumo.

Conheça Como começar uma redação

Estrutura de uma Redação

De forma simples e objetiva, uma redação é composta por três partes, a introdução, na qual o aluno deve citar o assunto central do seu texto, o desenvolvimento, no qual este deve desenvolver este assunto, explanando seus pontos de vista e explicando-os e a conclusão, na qual o redator deve fechar o seu texto, de preferência com uma solução ou reforçando o que já foi comentado ao longo da redação.

Redação como fazer

Como Começar uma Redação: Treinando!

A melhor forma de se especializar ou melhorar alguma atividade feita por você é treinando e assim acontece também na Redação, procure pegar temas que já caíram em provas, redija e dê para seus pais, amigos ou familiares com maior grau de instrução em Língua Portuguesa ler pedindo o que pode ser melhorado. Para redigir uma boa redação é imprescindível que o aluno tenha uma bagagem, tanto histórica, quanto social sobre os acontecimentos que estão acorrendo em toso o mundo, sendo assim, leia revistas, jornais e se informe.

Pesquisar
Artigos Relacionados