Colocação Pronominal

links patrocinados

Colocação Pronominal

Colocação Pronominal

Sobre a Colocação Pronominal

Que o Português é um idioma difícil de se aprender, todo mundo sabe. Apesar de ser nossa língua materna, a grande maioria das pessoas não conhece todas as regras inerentes ao idioma. Uma das que causa mais dificuldade é a colocação pronominal.

A colocação pronominal nada mais é do que a definição de onde devem ser colocados os pronomes oblíquos átonos na frase. A colocação dos mesmos é feita levando-se em conta o verbo a que se referem.

A divisão é denomina de próclise, ênclise e mesóclise. A próclise é quando o pronome vem antes do verbo. Por exemplo: me deixou, me observou, etc. A ênclise acontece quando o verbo vem antes do pronome. Ou seja, seria o deixou-me, observou-me, etc. E a mesóclise é quando o verbo inicia-se vem o pronome e, em seguida, a terminação do verbo. Esta é a forma, atualmente, mais rara de se ver; por exemplo: deixar-me-ia, observar-me-ia, etc.

Quando cada uma das divisões deve ser usada, não é tão difícil de designar. Existem algumas dicas para saber isso. A próclise, por exemplo, é aceita em todas as conjugações verbais. Com a ênclise acontece o mesmo, porém a exceção é em relação ao Particípio, Futuro(deixará, observará) e ao Futuro do Pretérito (deixaria, observaria).

Dica sobre a Colocação Pronominal

Outra dica é que, em início de frase, sempre é usada a ênclise. A próclise, por sua vez, é obrigatória em frases negativas, quando há pronomes relativos, pronomes indefinidos, pronomes ou advérbios interrogativos, conjunções subordinativas, advérbios e frases que começam com palavras exclamativas.

A ênclise geralmente é utilizada em frases cujo verbo inicia a oração, quando o verbo está no imperativo afirmativo, no infinitivo impessoal ou no gerúndio. Já a mesóclise é usada quando o verbo está no futuro do presenteou futuro do pretérito do indicativo e frase não contém nenhuma partícula atrativa (o que justificaria a próclise).

Priberam Dicionário da Língua Portuguesa padrão Europeu

Priberam Dicionário O Priberam é um dicionário da língua portuguesa padrão europeu. Ele era conhecido como dicionário On-Line da língua portuguesa antes de mudar seu nome para Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Desde 2011 o Priberam mantem também em sua data base palavras da Língua Portuguesa brasileira.

O dicionário online não é um dicionário de gramatica, nele encontram-se nomenclaturas que compreendem o vocabulário geral e termos comuns das áreas técnicas e cientificas. O dicionário é mantido pela Priberam e a pesquisa no mesmo é realizada na plataforma lexicográfica da Priberam. Através desta é possível se fazer um grande numero de traduções de palavras e também expressões da língua portuguesa para outras línguas como o Espanhol, o Frances e o Inglês.

Como consultar o dicionário online

Ao utilizar o dicionário Priberam o internauta pode escolher entre o Português europeu e o Português do Brasil. Depois de feita esta escolha todas as variedades de verbetes encontradas pelo dicionário serão na respectiva língua escolhida, assim como a grafia das palavras, acentos gráficos e outros.

Através do priberam também e tem acesso a palavras antes e depois dos acordos ortográficos. Esta opção é realizada marcando o quadro “aAO“ ou quadro “dAO”. Para tanto deve ser marcar a opção acordo ortográfico para que estas opções apareçam para escolha do internauta.

As pesquisas que o Priberam realiza passa por um corretor ortográfico da plataforma. Ao inserir uma palavra a qual o Priberam não reconhece e não acha em sua database ele ira sugerir correções a palavra digitada para que o internauta possa conferir se a grafia esta correta.

Como acessar o Priberam

O Dicionário Priberam pode ser comprado na pagina do próprio Priberam. Os downloads das versões do dicionário estão disponíveis na sessão de downloads do site, basta entrar e fazer a opção pela versão que se adequa a sua utilização do Priberam.

Na área de Downloads é possível encontrar versões para diferentes sistemas operacionais, além de aplicativos para dispositivos moveis como o Windows Phone, Android e Iphone ou Ipad. Existem gadgets e dicionário que se integra ou browser, oferecendo sinônimos na função auto completar ao realizar uma busca.

Fotos

Confira Fotos do Priberam Dicionário da Língua Portuguesa padrão Europeu:

Priberam Dicionário da Língua Portuguesa Priberam padrão Europeu Dicionário Priberam

Pesquisar
Artigos Relacionados