CNPq Lattes Atualização

links patrocinados

CNPq Lattes Atualização

CNPq Lattes Atualização

Sobre o CNPq Lattes Atualização

Quando passa a fase de indecisão quanto a qual curso escolher para prestar o vestibular, chega o momento em que o aluno tem que descobrir se realmente se identifica com o curso no qual foi aceito. Uma vez com a graduação em andamento, o aluno vai perceber se prefere se aprofundar nos grupos de pesquisa ou em atividades de extensão.

Importância do CNPq Lattes

As atividades de pesquisa são aquelas que trabalham mais a percepção de análise sobre um determinado objeto. Já no caso da extensão, o trabalho é normalmente relacionado com a parte prática da futura profissão. Para cada uma dessas vertentes existe um tipo de currículo mais apropriado para relatar a experiência adquirida.

No caso dos grupos de pesquisa o currículo mais utilizado é o da plataforma Lattes. Esse sistema é vinculado ao CNPq – o Conselho Nacional de Desenvolvimento de Pesquisa e Tecnologia. Com o decorrer do tempo, sempre que um trabalho novo é feito a atualização pode ser feita pelo site da plataforma Lattes.

Informações profissionais e acadêmicas no CNPq Lattes

Para criar um perfil não é necessário ser estudante universitário. A plataforma Lattes também disponibiliza a adesão dos profissionais que seguiram a carreira acadêmica e de pesquisa. Assim, tanto é possível um professor ter acesso à trajetória acadêmica de um universitário, quando o aluno conhecer o histórico do seu tutor pelos registros feitos ao longo da carreira.

Na página do Lattes, é possível incluir informações como dados pessoais, cursos feitos além da faculdade (línguas estrangeiras, profissionalizantes, etc), projetos de pesquisa iniciados durante o curso, projetos de extensão, orientações de trabalhos (no caso dos professores), entre os mais diversos detalhes da vida acadêmica.

Lattes CNPQ Atualizar

Quem já está no mercado de trabalho ou procura um emprego sabe que um bom currículo é fundamental para que um profissional seja contratado. Ele é um importante documento que contém informações sobre o candidato, como escolaridade e experiências profissionais anteriores.

Existem dois tipos de currículo que podem ser enviados, ou requisitados pelas empresas contratantes: o curriculum vitae e o curriculum lattes. Este último, o lattes, é o que falaremos neste artigo.

O curriculum lattes é um pouco mais completo do que o vitae, e tem um função mais voltada para a área acadêmica. Isso porque ele procura relatar toda a trajetória acadêmica do sujeito, contendo dados como a participação em eventos, apresentação de trabalhos, participação em grupos de pesquisa, orientação de trabalhos, entre muitas outras coisas.

O curriculum lattes é a primeira coisa que é olhada quando uma universidade vai contratar professores para lecionar na instituição, por exemplo. De acordo com o que estiver escrito no curriculum, poderá ser avaliado se o candidato tem ou não competência para ministrar determinada matéria.

CNPQ

CNPQ é a plataforma na qual os curriculum lattes do Brasil ficam guardados. Depois de feito, é preciso cadastrar o curriculum no CNPQ, para que outros profissionais, alunos e contratantes possam ter acesso ao documento. Esse fica disponível na internet.

Como fazer um curriculum lattes

A redação do curriculum lattes é outra coisa importante – não adianta ter uma trajetória acadêmica exemplar e não saber como expor aos outros. Para não errar, uma dica é olhar modelos de curriculum que existem aos montes em vários sites da internet, e até mesmo no CNPQ.

É imprescindível manter o curriculum lattes atualizado. A cada vez que você completar uma nova atividade, concluir um novo curso, orientar um novo trabalho ou fizer qualquer coisa dessa natureza, inclua isso também no seu curriculum. É bom para você, e bom para quem procura um profissional qualificado nas suas especialidades.

Pesquisar
Artigos Relacionados