CMRJ Provas

links patrocinados

CMRJ Provas

CMRJ Provas

O Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) é uma das instituições mais renomadas do Brasil, sendo o primeiro colégio militar no país e foi inaugurado no ano de 1889. Localizado no bairro da Tijuca, a ideia do colégio surgiu ainda anteriormente, no ano de 1853, pelo então Senador do Império, que tinha como objetivo educar os filhos de militares o quanto antes no sentido de prepará-los não apenas para a batalha, mas também sobre a compreensão básica de português e matemática.

Logo após a Guerra do Paraguai, com o sentimento nacionalista envolvendo a maioria dos cidadãos, o CMRJ acaba também se aproveitando dessa situação para atrair patrocínios e um alto número de alunos, bem como aumentar o seu patrimônio aos poucos. Embora tenha sido motivo de polêmica para muitos políticos, devido a sua alta demanda por verba para manutenção, nenhum deles conseguiu realmente eliminar o Colégio Militar justamente pela sua popularidade.

Segundo a organização do Colégio, o aluno deve escolher entre três categorias: Infantaria, Cavalaria, Artilharia e Comunicações. Foi apenas a partir do ano de 1989, quando o CMRJ completou cem anos, que inaugurou a primeira turma feminina, sendo que quatro anos depois foi realizado o primeiro desfile do esquadrão da cavalaria formado apenas por mulheres – na época virou notícia nacional, devido ao ineditismo e destaque do evento.

Outras influências do CMRJ incluem a Associação de Pais e Mestres, criada tardiamente no ano de 1996 para avaliar a relação entre estudantes e professores, a Sociedade Recreativa Literária, criada em 1892, entre outros. O retrato di CMRJ também é divulgado através das artes, por sua participação histórica, como foi o caso do filme Olga e também em Lisbela e o Prisioneiro.

Provas

O concurso de admissão do Colégio Militar possui vagas para o primeiro ano do ensino médio ou o sexto ano do ensino fundamental, sendo que a inscrição custa setenta e cinco reais. O processo seletivo envolve as matérias de português e matemática, sendo que é possível conferir as provas anteriores, desde o ano de 2003 até 2011. As inscrições ocorrem geralmente no fim do mês de agosto até o final do mês de setembro. É preciso levar um documento de identidade com foto recente para a realização das provas.

O preparo envolve o estudo constante das matérias com um aprofundamento maior, considerando que a disputa por vagas é grande, já que a instituição conta com mais de cento e vinte anos de presença no Rio de Janeiro. Por ser uma das mais clássicas escolas no estado, ainda mais quando se fala apenas em colégios militares no país.

Mais informações

O CMRJ fica a disposição para solucionar dúvidas e ficar em contato com aqueles que desejam fazer o concurso para as vagas, divulgando um endereço digital de email, bem como um telefone e também o endereço físico para diferentes trocas de correspondências. As matérias estudadas incluem não apenas as duas do teste de admissão, mas também história e geografia, bem como ciências e artes, bem como física, química, biologia, filosofia, sociologia e espanhol a partir do início do ensino médio.

Fotos

Confira Fotos do CMRJ Provas:

Colégio Militar do Rio de JaneiroColégio Militar do Rio de Janeiro
Provas do CMRJProvas do CMRJ
O CMRJ foi inaugurado em 1889O CMRJ foi inaugurado em 1889

Pesquisar
Artigos Relacionados