CMRJ Provas Anteriores

links patrocinados

CMRJ Provas Anteriores

CMRJ Provas Anteriores

Sobre o CMRJ Provas Anteriores

CMRJ é a sigla do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Ela é a primeira escola militar fundada no Brasil. A ideia de criar uma dessas escola veio com o Senador do Império, Luís Alves de Lima e Silva, em 1853.

Anos mais tarde, este Senador seria nomeado Duque de Caxias. Caxias na verdade queria fortalecer as forças militares do Brasil, pois já antecipava um possível confronto no sul da América. Ainda na época, o Duque não conseguiu muitos frutos, visto que ainda existia a Guarda Nacional e esta era bem mais forte que o Exército.

Entretanto, depois do confronto que Caxias estava esperando, a devoção frente ao exército aumentou. Em 1865 é criada no Rio de Janeiro, uma organização com o nome de Sociedade do Asilo dos Inválidos da Pátria, onde tinha a intenção de abrigar e dar estudo aos órfãos filhos de militares.

Concretização de um sonho

Somente mais tarde que se conseguiu com a concretização do sonho de Caxias com seu irmão, o comerciante e coronel da Guarda Nacional, Visconde de Tocantins. Ele que era presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, começou uma subscrição pública para a criação do Asilo dos Inválidos da Pátria.

A Inauguração do Asilo acontece em 29 de julho de 1868. O Asilo foi desempenhando seu papel, porém, a escola não foi pra frente, apenas ocorrendo em 09 de março de 1889, quando o Imperador Dom Pedro II dispôs-se a assinar o Decreto nº 10.202 que aprovou a construção do Colégio Militar e seu primeiro regulamento.

CMRJ Provas Anteriores

Hoje o Colégio Militar do Rio de Janeiro se utiliza para admissão de novos alunos de uma prova. Os interessados precisam fazer um concurso, onde irão avaliar seus conhecimentos em áreas de Matemática e Português. Para conferir os temas e inclusive ter acessso as provas anteriores basta buscar diretamente na sede do CMRJ ou pelo site da instituição.

CMRJ 2011

CMRJ 2011

Sobre o CMRJ 2011

Apesar de parecer uma noção ultrapassada e distante para muitos jovens brasileiros das novas gerações, os colégios militares ainda são uma das opções mais procuradas para garantir os ensinos fundamental e médio das crianças que podem um dia vir a fazer parte da equipe militar brasileira. Assim, enquanto prestam o aprendizado básico, os colégios militares direcionam o ensino para os conceitos básicos do exército brasileiro.

Vínculo estrutural

Para os pais que gostariam de inscrever seus filhos em uma instituição deste estilo, o Colégio Militar do Rio de Janeiro é uma das opções. Este local de ensino faz parte do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), que faz parte do Sistema de Ensino do Exército, sendo que ambos estão vinculados à Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA).

Com isso, o Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) preza não só pelo desenvolvimento de jovens que vão se tornar os novos militares, mas também por aqueles que vão seguir outra carreira e devem atuar como cidadãos brasileiros em conformidade com a lei.

Desse modo, os matriculadas na instituição de ensino seguem também as orientações básicas que qualquer outro aluno do ensino fundamental ou médio deve levar em consideração. Por ter em mente a possibilidade de seguir com tais estudantes na academia militar, acaba sendo inerente o aprendizado voltado a esse setor.

Estilo de ensino

Para facilitar o contato que os pais e os alunos tem com o Colégio Militar, este publica no seu site oficial a sua proposta pedagógica para que todos possam conhecer o método aplicado nas salas de aula.

Desse modo, os pais, antes de matricularem seus filhos, entendem que as crianças serão incluídas em um sistema que valoriza o respeito pela cultura, pela hierarquia e pela disciplina que fazem parte do cotidiano do Exército. Além disso, o próprio aluno deve perceber o seu diferencial como pessoa e lutar pela sua dignidade humana.

Por mais que pareça uma alternativa não convencional, o Colégio Militar é uma opção para quem procura outro tipo de aprendizado para seus filhos. Com isso, uma nova carreira passa a surgir como possibilidade para as crianças, que talvez realmente desenvolvam facilidade para tal área.

Pesquisar
Artigos Relacionados