Clubes grandes que já foram rebaixados

links patrocinados

Clubes grandes que já foram rebaixados

Recentemente, o Campeonato Brasileiro de 2013 teve sua 38ª e última rodada. Após o término das partidas, duas grandes equipes foram rebaixadas para a Série B da competição: Vasco e Fluminense. Contudo, após decisão judicial em primeira instância, o Fluminense conseguiu se salvar. Isso porque a Portuguesa escalou um atleta de forma irregular na última rodada do Brasileirão e, após o julgamento, perdeu quatro pontos, terminando o torneio atrás do tricolor carioca.

Apesar de toda polêmica e de muitas críticas, o Fluminense conseguiu se salvar. Contudo, a equipe carioca já foi rebaixada em outras ocasiões. O rival, Vasco, também já conhecia o rebaixamento de perto, tendo caído para a segunda divisão do Brasileirão em 2008.

De fato, são poucas as equipes que nunca foram rebaixadas para a Série B do Campeonato Brasileiro. Dentre os clubes de menor expressão há, inclusive, alguns que são conhecidos como “equipes sem divisão”, pois estão constantemente sendo promovidos para a Série A e novamente rebaixados para a Série B. Mas, de vez em quando, o rebaixamento também atinge uma das equipes consideradas grandes. Confira, abaixo, alguns dos clubes grandes que já foram rebaixados no Campeonato Brasileiro.

Clubes grandes do futebol paulista que já foram rebaixados</

Clubes grandes que já foram rebaixados Clubes grandes que já foram rebaixados - saiba mais

Dentre os quatro grandes clubes do futebol de São Paulo – Corinthians, Santos, Palmeiras e São Paulo -, apenas São Paulo e Santos nunca foram rebaixados para a segunda divisão do Brasileirão. O Corinthians caiu no ano de 2007 e, já na temporada seguinte, conseguia o retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras já foi rebaixado em duas ocasiões: a primeira delas aconteceu em 2002, a segunda em 2012. Nas duas vezes, o alviverde ficou apenas um ano na segunda divisão.

Clubes grandes

Clubes grandes do futebol carioca que já foram rebaixados

Além dos já mencionados Vasco e Fluminense, o Botafogo também já foi rebaixado para a Série B. Dos grandes do Rio, apenas o Flamengo nunca caiu para a segunda divisão. A queda do Botafogo aconteceu em 2002, e a equipe retornou no ano seguinte; o Vasco caiu em 2008, enquanto o Fluminense foi rebaixado nos anos de 1996, 1997 e 1998, disputando a Série C em 1999.

Clubes rebaixados

Outras equipes

Além das equipes grandes do Eixo Rio-São Paulo que já foram rebaixadas, outros clubes do país também passaram por essa situação. O Grêmio caiu nos anos de 1992 e 2003; o Atlético-MG caiu em 2004.

Apenas cinco equipes das consideradas grandes do futebol brasileiro nunca enfrentaram o rebaixamento: Flamengo, São Paulo, Cruzeiro, Santos e Internacional.

Confira os Clubes grandes que já foram rebaixados

Clubes internacionais

O rebaixamento de grandes clubes de futebol está longe de ser uma realidade exclusiva do Brasil. Pelo mundo, muitas grandes equipes também já caíram. Na Itália, por exemplo, Milan e Juventus já foram rebaixados. Contudo, em ambos os casos, o rebaixamento veio por punição a envolvimento com loterias e manipulação de resultados. Na Inglaterra, quatro grandes já foram rebaixados: Chelsea, Manchester United, Liverpool e Arsenal. Até mesmo os alemães do Bayern de Munique, atual campeão da Champions League, já foram rebaixados, na década de 1950.

Pesquisar
Artigos Relacionados