Champions League 2013-2014: equipes classificadas para a segunda fase

links patrocinados

Champions League 2013-2014: equipes classificadas para a segunda fase

A Liga dos Campeões da UEFA, ou Champions League, é a maior competição de clubes de futebol do mundo. A Champions acontece há 57 anos e já passou por diversos formatos diferentes. De acordo com o regulamento atual, a competição se inicia com 32 clubes, selecionados em diversos países europeus, de acordo com critérios estabelecidos pela UEFA. Após o término da primeira fase, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a fase seguida, as oitavas de final. O terceiro colocado entra automaticamente na fase eliminatória da Europa League, segundo maior competição europeia de clubes. O último, por sua vez, é simplesmente eliminado.

Este é o formato que segue sendo adotado na Champions League 2013-2014. O nome da competição pode soar estranho para quem está acostumado com o calendário do futebol brasileiro. Contudo, na Europa, o formato é bem diferente: as temporadas se iniciam no segundo semestre de um ano e terminam no primeiro semestre do ano seguinte.

Regulamento da Champions League 2013-2014

Champions League 2013-2014: equipes classificadas para a segunda fase Champions League 2013-2014

Inicialmente, as 32 equipes são divididas em oito grupos, com quatro equipes cada. A primeira fase é composta por jogos de ida e volta, ou seja, cada clube disputa seis jogos na fase inicial. Após este período, os dois primeiros colocados de cada grupo passam por um sorteio, para definição das oitavas de final. Diferentes da Libertadores, na Champions não há critérios de colocação na fase eliminatória. O sorteio só não permite que dois clubes do mesmo país se enfrentem nas oitavas de final.

O sistema de sorteio segue até as semifinais. A final da competição, diferente de todas as outras fases, é disputada em partida única, em um estádio definido antes mesmo do início da Champions League.

Champions League

Fase de grupos da Champions League 2013-2014

As partidas da fase de grupos da Champions League 2013-2014 aconteceram, como é de costuma, às terças e quartas-feiras. No dia 11 de dezembro, uma quarta-feira, encerrou-se a fase de grupos da competição, com a definição das 16 equipes que vão disputar a fase eliminatória em 2014. Confira, abaixo, quais equipes chegaram a esta fase.

Equipes classificadas para a segunda fase

Equipes classificadas

A fase de grupo da Champions mostrou um domínio da Alemanha e da Inglaterra. Os dois países conseguiram classificar todos os seus representantes, quatro de cada lado. Com a divisão por países, as equipes classificadas foram as seguintes:

Alemanha: Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Schalke, Dortmund

Inglaterra: Arsenal, Manchester City, Chelsea, Manchester United

Espanha: Real Madrid, Atlético de Madrid, Barcelona

Turquia: Galatasaray

França: Paris Saint-Germain

Grécia: Olympiakos

Rússia: Zenit

Itália: Milan

Já na primeira fase das eliminatórias, poderemos ter a repetição da final da última edição, entre os alemães do Bayern de Munique e do Borussia Dortmund. Outros grandes clássicos também podem acontecer, como Barcelona x Real Madrid, já nas oitavas de final.

Champions League 2013-2014: equipes classificadas para a segunda fase - saiba mais

Europa League

As equipes que ficaram nas terceiras posições dos grupos, e agora disputarão a Europa League, foram as seguintes: Shakhtar, Plzen, Juventus, Benfica, Basel, Ajax, Napoli, Porto. A Europa League também recomeça no início de 2014.

Pesquisar
Artigos Relacionados