Cespe PAS

links patrocinados

Cespe PAS

Cespe PAS

Sobre o Cespe PAS

O Cespe, Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, é um órgão que compõe a Fundação Universidade de Brasília, FUB. O Cespe é responsável, além do vestibular e do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília, por diversos concursos públicos espalhados por todo o território nacional.

Cespe PAS

O PAS, Programa de Avaliação Seriada, é uma das modalidades ofertadas para ingresso ao ensino superior da Universidade de Brasília. Ele consiste em uma forma diferenciada de ingresso ao ensino superior, já que é totalmente diferente do sistema que as instituições educacionais de ensino superior do Brasil vem utilizando nos últimos tempos, o vestibular.

O PAS trata-se de um processo gradual e progressiva para o estudante do ensino médio que visa ingressar na instituição UNB, uma das mais prestigiadas do Brasil. Seu principal objetivo deste Programa, é aumentar a interação entre a Universidade e Ensino Médio.

Desta forma, os educadores que compõe os cargos de chefia da Fundação Universidade de Brasília, visam transformar o processo gradual em um chamariz para os estudantes do Ensino Médio, de modo a estimular a formação de sujeitos com uma visão crítica e participantes do próprio processo de aprendizagem.

Avaliação de cada etapa

O PAS contém três avaliações, que são realizadas a cada término dos três anos do Ensino Médio. A nota final do candidato está na soma das três etapas percorridas. Através do site do Cespe UNB, está disponível os objetivos de conhecimento de cada uma das etapas.

Os objetivos levantados é fruto de um trabalho coletivo dos elaboradores das provas da Universidade de Brasília, juntamente com professores do ensino médio de escolas públicas e particulares do Distrito Federal.

Como participar do PAS

Para participar do PAS basta o estudante estar devidamente matriculado na 1ª séria do Ensino Médio. A modalidade de ensino médio deve ser a regular, ou seja, de três anos completos. Ainda poderá efetuar a inscrição o estudante que estiver na 2ª série em escola com estrutura curricular de quatro anos completos. Assim, ele se inscreverá na primeira etapa do PAS. Se o aluno quiser se matricular quando estiver na 2ª série no primeiro caso, ou na 3ª série no segundo caso, ele poderá fazê-lo, entretanto sua nota da primeira etapa do PAS será zero.

 

CESPE

CESPE

Sobre o CESPE

CESPE, Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, é um órgão que faz parte da Fundação Universidade de Brasília. Ele é responsável por promover os vestibulares da Universidade de Brasília, a UNB, além do seu Programa de Avaliação Seriada. O CESPE também é responsável pela elaboração de vários concursos públicos para todo o país.

Entre os concursos que a CESPE elaborou estão da Abin, Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Militar de várias unidades federativas do Brasil, para procurador do Banco Central, concursos para a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Polícia Federal, entre tantos outros.

Universidade de Brasília

A Universidade de Brasília, UNB, é uma instituição pública de ensino superior. Ela está localizada na região centro-oeste do país, no território do Distrito Federal, em Brasília. Ela é considerada uma das instituições de ensino superior mais importantes do país, sempre contendo um alto desempenho nas avaliações desempenhadas pelo MEC, Ministério da Educação do Governo Federal brasileiro.

A melhor instituição de ensino superior do centro-oeste

Na última avaliação do MEC, a Universidade de Brasília foi considerada a melhor instituição de ensino superior da região centro-oeste do país, a frente de instituições como a UFG, Universidade Federal de Goiás, e da UFGD, Universidade Federal da Grande Dourados.

Fundação da Universidade de Brasília

A UNB foi fundada no dia 21 de abril de 1962. Hoje ela conta com cerca de 33 mil estudantes, sendo que 24 mil está na Graduação e 8 mil está na pós-graduação. O atual reitor na Universidade de Brasília é o professor José Geraldo de Souza Júnior e o vice-reitor é o professor João Batista de Souza.

As cores da instituição é o verde e azul. Seu orçamento anual está na casa de 1,1 bilhões de reais por ano. A UNB foi elaborada no ano de 1961, mas sua idealização foi feita três anos antes. Entre os temas abordados para sua construção estava principalmente o projeto de ensino, além da estrutura física da instituição.

Ela foi fundada para fazer parte do Plano Piloto da capital. O primeiro presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasília, foi o pedagogo Anísio Teixeira, que participou diretamente das discussões para a organização da nova universidade. Entre outros professores que fizeram parte deste clã, estava o antropólogo Darcy Ribeiro, que também foi o primeiro reitor da instituição.

GD Star Rating
loading...
Cespe PAS, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados