Capoeira – música, golpes e sobre a capoeira no Brasil

Capoeira - música, golpes e sobre a capoeira no Brasil

Capoeira – Música golpes Capoeira Brasil

Apesar das dúvidas com relação à data do surgimento da capoeira no Brasil, acredita-se que ela começou a ser praticada no século XIX, durante o regime escravista no Brasil.

A capoeira é uma mistura de esporte, música, cultura popular e arte marcial, que mexe com várias habilidades do corpo e com a mente humana. Ela não é propriamente uma luta, mas um jogo, no qual os oponentes demonstram seus golpes em rodas de acordo com o ritmo das músicas.

Os golpes da capoeira

Quem procura aprender capoeira sabe que é preciso muito condicionamento físico, agilidade, controle do corpo e da mente e equilíbrio para ser um bom capoeirista. Isto porque os movimentos podem machucar – e muito – quem pratica e quem recebe os golpes de capoeira, e acidentes podem acontecer se os capoeiristas não tiverem auto-controle.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre os golpes e os movimentos usados durante a prática. Basicamente, eles podem ser divididos em dois grandes grupos: os traumatizantes e os desequilibrantes. São vários os nomes dados aos movimentos e eles variam de acordo com a região onde a capoeira é praticada, portanto estes golpes citados abaixo não valem, necessariamente, para todas as rodas.

Golpes desequilibrantes

Estes tipos de golpe são usados para causar dano ao adversário, ou seja, são mais ofensivos. Nas rodas de capoeira – onde a intenção é praticar somente, e não machucar ninguém, estes tipos de golpe só são usados para incentivar a esquiva do oponente.

Alguns nomes são: meia-lua de costas, arpão, chapa, cotovelada, esporão, gancho, martelo, galopante, meia-lua de compasso, escala-de-mão e chibata. As semelhanças entre todos eles é que todos utilizam somente o corpo do praticante, com ênfase nos membros superiores e inferiores, e exigem muita flexibilidade e força.

Golpes desequilibrantes

Já os golpes desequilibrantes visam vulnerabilizar o oponente por meio de movimentos que tiram seu equilíbrio corporal. Consistem em rasteiras, ganchos, puxões, entre outros. Alguns nomes dos golpes desequilibrantes são: vingativa, tesoura, abertura, arrastão da negativa e crucifixo.

GD Star Rating
loading...
Capoeira - música, golpes e sobre a capoeira no Brasil, Nota: 4.2 de 5 com 37 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


3 comentários em "Capoeira – música, golpes e sobre a capoeira no Brasil"

  1. marcos ferreira 18/01/2009 às 08:05

    também faço capoeira moro em serra ES,
    gostei muito da reportagem que fizeram sobre o jogo da capoeira pra quem não sabe capoeira se joga.
    falow

  2. Cabral 14/10/2008 às 12:11

    adoro a músicas da capoeira , to tentando levar meus amigos pa capoeira pq faz mt bem pra gente

  3. Cabral 14/10/2008 às 12:09

    adoro a capoeira, faço desde o 7 anos, a capoeira eh tudo pra mim