Calendário, cálculo e boleto do IPVA

links patrocinados

Calendário, cálculo e boleto do IPVA

Calendário, cálculo e boleto do IPVA

O prazo para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores do ano de 2013 já está definido. O tributo pago todos os anos pelos brasileiros já tem calendário e calculo definido, assim como as formas para pagamento neste ano e já está disponível para os contribuintes. O imposto tem um percentual para cada estado brasileiro que varia de 1 à 6%, conforme o valor do veículo. O imposto é cobrado sobre carros e motos, assim como embarcações ou aeronaves. O destino do tributo permanece no município correspondente ao licenciamento do veículo.

Como nos anos anteriores as vantagens são as mesmas, para os contribuintes que pagarem o imposto em uma única ‘cota’, o abatimento é de 10%, ou fazer o parcelamento em até quatro vezes, com o valor de 50 reais. Quando o cidadão escolher pagar o imposto apenas na data do Licenciamento do veículo, perde o desconto. Por isso fique atento ao calendário conforme a placa do seu veículo

Calendário

O calendário funciona pelo número da placa do veículo., se a placa do seru veículo terminar com 1 e 2 a data de vencimento para a primeira parcela, foi definida para o dia 15 de fevereiro.

Até a data do vencimento você consegue 10% de desconto, veja o calendário:

Calendário IPVA 2013

Placas 1 e 2 – 15/02/2013

Placas 3 e 4 – 15/03/2013

Placas 5 e 6 – 15/04/2013

Placas 7 e 8 – 15/05/2013

Placas 9 e 0 – 17/06/2013

Cálculo do IPVA

Para os veículos usados, o cálculo é feito no mês de setembro todos os anos, e é baseado nesse valor de mercado;

O cálculo do IPVA é feito de acordo com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores varia de 3 à 5% sobre o valor mostrado na tabela Fipe;

Quanto aos biocombustíveis e picapes, e veículos movidos a gasolina a alíquota é de 4%

Nos automóveis que são a gás e álcool a alíquota é de 3%

Cáclulo IPVA 2013

Boleto

Você pode retirar o boleto referente ao ‘ Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE)’ que corresponde ao IPVA nas agênicas de atendimento da Secretaria da Fazenda ou no site da administração tributária, SEFAZ, e ele dever ser pago nas redes bancárias autorizadas.

Para imprimir o boleto pelo serviço que é disponibilizado pela internet, acesse o site do Ministério da Fazenda do seu respectivo estado e solicite a emissão do boleto.

Você vai precisar preencher algumas dados como seu CPF, ou o número da sua habilitação ,o RENAVAN. Com isso você consegue gerar e fazer a impressão do boleto.

Débitos em atraso

Quanto aos impostos dos anos anteriores, você também pode fazer o parcelamento junto com o IPVA do exercício de 2013; isso só não é possível quando o débito corresponder as parcelas que foram efetuadas com o REFIS ‘Programa de Recuperação de Créditos Fiscais.

Os contribuintes que não realizarem o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores nos prazos previstos deverão pagar multa sobre o valor, que ao dia será de 0,3 % variando até 20%, e os juros serão de 1% ao mês.

IPVA 2013 Calendário, cálculo e boleto do IPVA 2013

Calendário, cálculo e boleto do IPVA

Confira um vídeo sobre IPVA 2013:

Pesquisar
Artigos Relacionados