BSGI

links patrocinados

BSGI

BSGI

Sobre a BSGI

Em tempos com tantos conflitos e disputas entre as pessoas por conta de ideologias diferentes e visões de vida distintas, alguns grupos existem para tentar amenizar o clima pesado que sentem em meio a essa confusão de pensamentos. Para isso, as Organizações Não-Governamentais (ONGs) se constituem para tentar disseminar seus próprios pensamentos entre outras pessoas.

Surgimento da organização

A Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI) foi fundada em 1930 com o primeiro nome de Soka Kyoiku Gakkai, que significa Sociedade Educacional de Criação de Valores. O fundador foi Tsunessaburo Makiguti, que também se transformou no primeiro presidente da entidade. A iniciativa foi tomada junto com Jossei Toda, que atuava como professor.

Por terem vivido em uma época quando a Segunda Guerra Mundial estava prestes a explodir, no momento em que isso aconteceu, ambos foram presos por conta das ideologias que pregavam serem contrárias às do militarismo vigente. Naquele momento, os dois defendiam o antimilitarismo e a liberdade religiosa.

Por conta disso, os fundadores da BSGI foram levados para a cadeia. Makiguti, que sofreu maus tratos e subnutrição, acabou morrendo na prisão aos 73 anos. Ao contrário do seu amigo, Toda sobrevive e sai da cadeia para dar continuidade ao trabalho que começaram juntos.

A busca pelo bem comum

Principalmente por ter sentido na pele como é ser uma das vítimas da guerra, os propósitos e princípios estabelecidos para a BSGI pregam pelo bem da humanidade, independente de preferências individuais. O primeiro de todos visa contribuir para a paz, a educação, a cultura, a felicidade e o bem-estar da população como um todo.

Por mais que sejam respeitosos com relação aos propósitos dos outros, a BSGI segue os ensinamentos budistas. A BSGI especificamente é a representante no Brasil da instituição que já é internacional. Foi em 1991 quando a entidade fortaleceu os laços com o Brasil, no sentido de facilitar intercâmbios entre universidades.

Outro viés priorizado pela BSGI é a preservação ambiental. A SGI já incentivou os brasileiros a pesquisarem sobre o meio ambiente, com a doação de livros a instituições de ensino e promoção de encontros entre reitores para discutir o desenvolvimento de pesquisas ecológicas. Desse modo, a BSGI tem papel importante na sociedade como um todo.

BSGI SP

BSGI SP

A Associação Brasil SGI, conhecida popularmente pela sigla BSGI, é a representante no Brasil da Soka Gakkai Internacional, uma organização não-governamental cuja história teve início em 1930, com a fundação da Soka Kyoiku Gakkai, ou Sociedade Educacional para a Criação de Valores, focada nos ensinamentos e na filosofia do budismo.

A Soka Gakkai chegou ao Brasil em 1960 e a BSGI conta atualmente com aproximadamente cento e cinquenta mil associados, que se empenham na difusão do humanismo e construção de uma cultura de paz.

Além de promover eventos artísticos focados na cultura japonesa, a BSGI também desenvolve atividades entre seus associados com o objetivo de trocar conhecimentos e possibilitar a superação das barreiras diárias.

BSGI nos estados

bsgi

A BSGI conta com centros culturais e sedes regionais nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

No estado de São Paulo, região que concentra uma expressiva parcela de japoneses e descendentes deste povo asiático, há unidades nas cidades de Americana, Araçatuba, Atibaia, Bauru, Bragança Paulista, Diadema, Franca, Jacareí, Jundiaí, Marília, Osasco, Pereira Barreto, Pindamonhangaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, Sorocaba, São Roque e Suzano, além é claro da capital, São Paulo.

Programas e projetos

sp bsgi

A BSGI atua principalmente nos segmentos educacional e cultural. No âmbito da educação, a coordenadoria educacional é a responsável por desenvolver programas que permitam o alcance de uma cidadania plena e da felicidade.

A associação oferece um programa de alfabetização em quarenta horas, a Academia Magia da Leitura, que funciona como uma extensão da alfabetização, permitindo um aprimoramento da expressão por meio da leitura, Projeto Fundamental, que possibilita a continuação dos estudos para aqueles que não se adaptam com a rotina das escolas regulares e desenvolve ainda um grupo de estudos com foco na educação humanizada.

BSGI nos estados

A coordenadoria cultural é o departamento responsável pela promoção de eventos artísticos. Contando com sete ramificações, entre as quais Artístico, Cientistas, Comunicação, Executivos, Juristas, Orquestra e Saúde, a coordenaria desenvolve atualmente os projetos Exposição Sementes da Mudança, que foca na educação ambiental, Arte Pela Paz, cujo objetivo é levar a arte para toda a população, Núcleo de Estudos da Bioética, que difunde os conceitos da ética humanista e Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda e Coral Filarmônico Ikeda do Brasil, que promove apresentações dos dois grupos em eventos de disseminação da arte musical.

Demais projetos

A atuação da BSGI no Brasil contribuiu para a criação de locais em paralelo, mas que adotam a mesma filosofia humanitária, como a Escola Soka do Brasil, voltada para a educação infantil e o Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas. A associação também conta com um site em separado, que tem por objetivo disseminar os conhecimentos de cultura e paz da crença Soka Gakkai.

Programas BSGI SP Projetos BSGI SP

Pesquisar
Artigos Relacionados