Brasil Alfabetizado 2013 – como se inscrever

links patrocinados

Brasil Alfabetizado 2013 – como se inscrever

O PBA (Programa Brasil Alfabetizado) é um programa do Governo Federal, realizado desde 2003, que tem como objetivo promover a alfabetização de jovens com quinze anos ou mais. O sistema é realizado de forma descentralizada, contando com o apoio de voluntários. As turmas se dividem por áreas rurais e urbanas. Nas turmas rurais, o número mínimo de estudante é dez, enquanto nas urbanas é vinte. Também há um limite máximo de 25 alunos por turma, para que seja possível oferecer um ensino direcionado, levando em conta as dificuldades de cada aluno. As turmas também disponibilizam um limite máximo de três alunos especiais, ou seja, pessoas que têm alguma limitação física ou mental.

Indicadores

O PBA foi criado para suprir um déficit educacional em diversas regiões brasileiras.

Brasil Alfabetizado 2013 – como se inscrever Brasil Alfabetizado 2013

Embora esteja disponível em todo o território nacional, o programa prioriza os municípios que têm uma taxa mínima de 25% de analfabetismo. Segundo dados do Ministério da Educação, atualmente existem mais de 1,9 mil cidades brasileiras nesta condição, com cerca de 90% delas localizadas na região Nordeste. Estas regiões recebem um suporte técnico do Governo Federal para implementar os programas de alfabetização, incluindo também incentivos para que estes jovens e adultos continuem estudando.

Como se inscrever

Como se inscrever no programa Brasil Alfabetizado: professores

O programa Brasil Alfabetizado é administrado pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Para participar do programa, as secretaria de Educação estaduais precisam preencher um termo de adesão, demonstrando seu interesse e disponibilizando segmentos responsáveis pelo cadastro dos coordenadores de turma, alfabetizandos, alfabetizadores populares e intérpretes de Libras.
Os coordenadores de turma recebem um auxílio mensal no valor de R$500. Os outros voluntários também recebem auxílios, mas em valores menores. Quem deseja se inscrever no programa Brasil Alfabetizado como tutor deve procurar a secretaria de Educação de seu município para saber mais sobre os prazos e início das aulas.

Conheça Brasil Alfabetizado 2013 – como se inscrever

Como se inscrever no programa Brasil Alfabetizado: alunos

O Ministério da Educação disponibiliza, em sua página oficial, a lista completa de municípios brasileiros que têm o programa Brasil Alfabetizado. Quem deseja fazer sua inscrição ou a de outra pessoa deve, antes de tudo, conferir o mapa do programa, dividido por regiões e municípios. Se o programa estiver disponível em sua cidade, entre em contato com a secretaria de Educação municipal e confira os prazos para matrícula.
É importante lembrar que as turmas são iniciadas com o número mínimo de vinte alunos em áreas urbanas. Portanto, não há prazos específicos para o começo das aulas. Assim que uma turma é completada, os coordenadores de turma, através do sistema virtual do programa Brasil Alfabetizado, realizam o cadastro online dos futuros alunos, dando início às atividades.

Brasil Alfabetizado

Duração dos cursos

Os cursos do programa Brasil Alfabetizado têm diferentes durações e cargas horárias, definidos pelas secretarias de Educação. O tempo mínimo de curso é de seis meses, com carga de 240 horas. O tempo máximo é de oito meses, com 320 horas de aulas. O período intermediário, de sete meses, tem 280 horas/aula.

Pesquisar
Artigos Relacionados