Bolsas de Doutorado no Exterior

links patrocinados

Bolsas de Doutorado no Exterior

Bolsas de Doutorado no Exterior

O Governo Federal brasileiro através da Capes fornece a doutorandos brasileiros a oportunidade de receber bolsas de auxilio aos estudos no exterior. Existem agencias privadas e de outros países que também concedem bolsas para doutorado no exterior. São diferentes modalidades de estudos e também das bolsas concedidas.

Modalidades de Bolsas

O doutorando pode receber bolsas em diferentes modalidades sendo elas a bolsa de Doutorado Pleno no exterior, ou a Bolsa para Doutorado sanduiche. O valor a ser recebido da Bolsa pode variar de acordo com o país onde será feito o doutoramento.

A Capes oferece como parte da Bolsa de Doutorado pleno no Exterior a Mensalidade a ser paga na instituição. As melhores universidades no exterior são universidades privadas e precisa-se pagar mensalidade para poder estudar nas mesmas. A mensalidade paga é prevista nas normas do programa de bolsas de doutorado pleno da Capes.

Na bolsa de doutorado no exterior também está incluso o adicional para dependente, quando houve necessidade, como caso de pessoa casada que depende totalmente do estudante, ou caso de filhos. A Capes destina um adicional para que este dependente possa também viajar e se manter durante os anos do doutoramento.

A Capes paga pelo auxilio instalação, assim o doutorando tem possibilidade de se hospedar em alguma pousada ou hotel enquanto arruma uma casa ou qualquer outra instalação onde passará os anos em que estiver estudando no exterior. O auxilio instalação é concedido por um período curto, para tanto deve-se averiguar o edital.

A Capes também oferece junto a Bolsa o auxilio deslocamento para compra da passagem aérea, caso necessite buscar a mesma no aeroporto ou qualquer outro lugar. Também concede auxílio para aquisição do Seguro de Saúde obrigatório para viagens deste tipo ao exterior. Por isto os valores finais da Bolsa concedida podem sofrer alterações.

Regulamento para concessão de bolsas

As bolsas são concedidas apenas para candidatos que comprovem seu desempenho acadêmico e que vão estudar em instituições de excelência. As inscrições são feitas através do site da Capes, que analisa as inscrições, depois é necessário fazer entrevista e entregar os documentos necessários. Entre a inscrição e o resultado final pode levar cerca de seis meses.

Como conseguir Bolsa de Doutorado na Alemanha

Quem deseja ter seu currículo profissional valorizado e ter uma experiência acadêmica fora do país não pode deixar de ler sobre as Bolsas de Doutorado na Alemanha.

Bolsa de Doutorado na Alemanha CAPES

Como conseguir Bolsa de Doutorado na Alemanha Bolsa de doutorado na Alemanha

Quem deseja fazer seus estudos de doutorado na Alemanha e conseguir uma formação diferencial para colocar em seu currículo pode se inscrever no programa de bolsas de estudo do Governo Federal.
O projeto Bolsa de Doutorado na Alemanha que levará cerca de 26 profissionais para se formarem na Alemanha é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, em uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD.
Com o objetivo de aumentar o número de pesquisas no Brasil, as Bolsas de Doutorado na Alemanha tem a função de formar professores de alta qualidade, com currículo para atuar nas melhores universidades do país e disseminar seus conhecimentos.
As Bolsas de Doutorado na Alemanha compreendem três modalidades doutorado pleno, doutorado sanduíche e duplo doutorado. No doutorado pleno as aulas são oferecidas no período integral.
O doutorado sanduíche é para o estudante cursar parte do doutorado no Brasil e parte na Alemanha. Essa modalidade oferece estágios, para que o candidato tenha formação teórica e experimental. Por último, o duplo doutorado é para quem deseja dupla titulação, na Alemanha e no Brasil.

Duração da Bolsa

Requisitos

Os requisitos para a participação do programa Bolsa de Doutorado na Alemanha é possuir nacionalidade brasileira, ter concluído o mestrado até o ano de 2012 e ser um profissional de qualificação acima da média. Os candidatos também devem apresentar um plano de trabalho sobre o direcionamento que pretende dar para seus estudos.

Requisitos

Benefícios Bolsas de Doutorado na Alemanha

Cada candidato que passar pelo processo seletivo receberá entre 2 e 6 meses de aulas de alemão antes de começar seu intercâmbio, dependendo dos conhecimentos de cada um. Entretanto, as pessoas que conseguiram o doutorado sanduíche e ao duplo doutorado só terão direito ao curso de língua alemã se sua bolsa de estudo for igual ou superior a dez meses de duração.
Quem fizer intercâmbio pela agência DAAD, além do curso ainda é beneficiado com alojamento, plano de saúde e um auxílio mensal de €U 410 euros, cerca de R$ 1200 reais. A Bolsa de Doutorado na Alemanha também compreende as mensalidades da instituição de ensino que o bolsista irá cursar, passagens aéreas de ida e volta para o país e o seguro saúde obrigatório.

Benefícios da Bolsa

Duração da Bolsa

A duração da Bolsa de Doutorado na Alemanha Sanduíche varia de acordo com a instituição principal pela qual o estudante conseguiu o intercâmbio. Pelo CAPES, os candidatos ficarão na Alemanha entre 4 a 12 meses, prorrogável dentro dos 12 meses.
Quem passou pela entidade da CNPq pode fazer parte do seu doutorado no tempo de 3 a 12 meses, prorrogável também somente dentro dos 12 meses. Já pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD, o prazo final é maior e os inscritos na Bolsa de Doutorado na Alemanha ficarão no país de 7 a 24 meses, prorrogável dentro dos 24 meses.

Pesquisar
Artigos Relacionados