Bolsa permanência 2010

links patrocinados

Bolsa permanência 2010

Bolsa Permanência 2010

O Bolsa Permanência é um Programa do Ministério da Educação que serve para custear as despesas dos alunos matriculados nas Universidades Federais e Privadas. Este programa é vinculado ao ProUni (Programa Universidade Para Todos), ou seja, todos os alunos que tem suas mensalidades custeadas em 100% pelo ProUni podem também se cadastrar para receber os benefícios do Programa Bolsa Permanência. O Bolsa Permanência atende alunos que estejam cursando uma universidade, cujo curso se dê em totalidade em até 6 semestres, com carga horária diária igual ou superior a 6 horas.

A obtenção da Bolsa acontece depois de calculadas as cargas horárias do curso e dos períodos de aula, bem como a disponibilidade do Ministério da Educação no pagamento dos custos para que o aluno possa fazer parte do programa. Os valores do Bolsa Permanência são divulgados em editais, publicados pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Bolsa permanencia

Após ser aprovado para receber o beneficio, o aluno deve abrir uma conta corrente na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, os pagamentos são efetuados mensalmente e a cada ano o aluno precisa se recadastrar até a conclusão da graduação.

Documentos Necessários

Dentre os itens necessários, o aluno precisará tanto de originais quanto de cópias dos documentos de RG e CPF, comprovante de matricula em uma universidade, histórico das séries concluídas até agora, comprovantes de renda familiar atualizados, comprovantes de energia e água atualizados e uma foto 3×4.

Beneficios do Bolsa permanencia

Os comprovantes de renda podem ser emitidos da seguinte forma: através de contracheques ou carteiras de trabalho que contenham o salário mensal atualizado, declaração emitida pelo empregador, para os aposentados os contracheques trimestrais do INSS, para os pensionistas comprovantes que provem a pensão e o valor da mesma por morte ou pensão alimentícia, para beneficiários de programas do Governo comprovante que prove o recebimento destes benefícios, para autônomos declaração que conste o rendimento mensal e para proprietários ou sócios de empresa Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica com o recibo da entrega.

Os Projetos

Quem tem direito ao Bolsa permanencia

Quando o aluno ingressa na Universidade e passa a receber o beneficio assume um compromisso de elaborar um projeto, que exige a disponibilidade do aluno por algumas horas semanais para as atividades do respectivo projeto. Estas atividades serão desenvolvidas para melhor aproveitamento do curso e de sua área de formação, a quantidade de horas que o aluno gastará ficará a critério da Universidade na qual estiver cursando.

Os planos destas atividades estarão sob a orientação de um tutor da própria universidade. Para a realização destes projetos, o rendimento acadêmico precisa sempre ser superior a nota 5,0 em todas as disciplinas, gastar no projeto uma quantidade de 12 horas semanais não ultrapassando de 4 horas diárias, assinar diariamente o controle de presença que ficará sob a responsabilidade do tutor da universidade, tratar com respeito e dignidade todas as pessoas da instituição desde os professores, auxiliares de limpeza e colegas, se não puder permanecer no programa comunicar com antecedência o tutor e participar anualmente do recadastramento do programa.

Bolsa permanencia 2013 Como ingressar

Pesquisar