Bolsa Permanência 2010
O Bolsa Permanência é um Programa do Ministério da Educação que serve para custear as despesas dos alunos matriculados nas Universidades Federais e Privadas. Este programa é vinculado ao ProUni (Programa Universidade Para Todos), ou seja, todos os alunos que tem suas mensalidades custeadas em 100% pelo ProUni podem também se cadastrar para receber os benefícios do Programa Bolsa Permanência. O Bolsa Permanência atende alunos que estejam cursando uma universidade, cujo curso se dê em totalidade em até 6 semestres, com carga horária diária igual ou superior a 6 horas.
A obtenção da Bolsa acontece depois de calculadas as cargas horárias do curso e dos períodos de aula, bem como a disponibilidade do Ministério da Educação no pagamento dos custos para que o aluno possa fazer parte do programa. Os valores do Bolsa Permanência são divulgados em editais, publicados pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.
Após ser aprovado para receber o beneficio, o aluno deve abrir uma conta corrente na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, os pagamentos são efetuados mensalmente e a cada ano o aluno precisa se recadastrar até a conclusão da graduação.
Documentos Necessários
Dentre os itens necessários, o aluno precisará tanto de originais quanto de cópias dos documentos de RG e CPF, comprovante de matricula em uma universidade, histórico das séries concluídas até agora, comprovantes de renda familiar atualizados, comprovantes de energia e água atualizados e uma foto 3×4.
Os comprovantes de renda podem ser emitidos da seguinte forma: através de contracheques ou carteiras de trabalho que contenham o salário mensal atualizado, declaração emitida pelo empregador, para os aposentados os contracheques trimestrais do INSS, para os pensionistas comprovantes que provem a pensão e o valor da mesma por morte ou pensão alimentícia, para beneficiários de programas do Governo comprovante que prove o recebimento destes benefícios, para autônomos declaração que conste o rendimento mensal e para proprietários ou sócios de empresa Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica com o recibo da entrega.
Os Projetos
Quando o aluno ingressa na Universidade e passa a receber o beneficio assume um compromisso de elaborar um projeto, que exige a disponibilidade do aluno por algumas horas semanais para as atividades do respectivo projeto. Estas atividades serão desenvolvidas para melhor aproveitamento do curso e de sua área de formação, a quantidade de horas que o aluno gastará ficará a critério da Universidade na qual estiver cursando.
Os planos destas atividades estarão sob a orientação de um tutor da própria universidade. Para a realização destes projetos, o rendimento acadêmico precisa sempre ser superior a nota 5,0 em todas as disciplinas, gastar no projeto uma quantidade de 12 horas semanais não ultrapassando de 4 horas diárias, assinar diariamente o controle de presença que ficará sob a responsabilidade do tutor da universidade, tratar com respeito e dignidade todas as pessoas da instituição desde os professores, auxiliares de limpeza e colegas, se não puder permanecer no programa comunicar com antecedência o tutor e participar anualmente do recadastramento do programa.