Bolsa de Estudos

links patrocinados

Bolsa de Estudos

Bolsa de Estudos

As bolsas de estudos existem para custear valores que serão pagos durante um período do aluno em uma instituição escolar ou acadêmica. Esses valores podem variar de acordo com o tipo de bolsa e instituição que estará realizando a oferta ou o empréstimo. As bolsas podem ser obtidas através do rendimento acadêmico ou escolar do aluno, ou pelas condições financeiras do mesmo.

Não há um critério para determinar quem deve fornecer bolsas para os alunos, portanto esse procedimento pode ser ofertado por empresas privadas ou públicas, geralmente as empresas que mais oferecem bolsas são as próprias escolas e usam como critério o desempenho do aluno em sala de aula, estipulando também que se este rendimento cai, o aluno estará sujeito a perder a bolsa.

Bolsa para estudar

As instituições públicas mais interessadas em oferecer bolsas são as relacionadas à secretaria da educação, estas têm por finalidade avaliar as condições financeiras dos alunos, fazendo uma avaliação do rendimento financeiro da família e as reais condições do quanto este aluno pode desembolsar para custear os estudos, nestes casos a bolsa não possui prazo de validade e pode contribuir para todo o processo estudantil deste aluno.

Há também os empréstimos bancários oferecidos para os adolescentes em fase escolar, estes empréstimos geralmente têm a participação do governo e fazem com que o aluno, ao final de seus estudos, pague em parcelas pequenas o que deve. Algumas bolsas de estudos muito conhecidas são as do Prouni, que pertencem às instituições privadas e se referem ao rendimento financeiro do aluno e há também os empréstimos, conhecidos como FIES (financiamento estudantil) onde são ofertados os valores para conclusão dos estudos e o aluno os devolve em parcelas pequenas, ao terminá-los.

PROUNI

Importancia dos Estudos

O ProUni (Programa Universidade Para Todos) consiste em oferecer bolsas integrais ou parciais aos alunos vindos do ensino médio que estarão se matriculando em Universidades pagas credenciadas por este sistema, tanto de escolas públicas quanto particulares, desde que comprovem renda de até três salários mínimos. O ProUni através das notas obtidas no Enem avalia seus inscritos e fornece as bolsas conforme suas necessidades.

O ProUni também conta com bolsas permanência que dão amparo aos estudantes até o final de seus cursos e junto com a Caixa Econômica ainda oferecem o financiamento do restante das mensalidades através do FIES (Financiamento Estudantil), totalizando 100% das mensalidades dos alunos que não possuem bolsas integrais.

FIES

Bolsa para estudar

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) tem como prioridade oferecer financiamento aos estudantes de graduação das universidades particulares, credenciadas a este programa do Ministério da Educação.

O FIES consiste em financiar todos os custos com alimentação, transporte e mensalidades que os alunos das faculdades em que se encontram matriculados terão durante o ano letivo, lembrando que as Faculdades precisam estar com documentação em dia e, devidamente positivadas quanto às avaliações do MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Para obtenção do FIES é necessário que os alunos tenham efetuado o Enem, possuam salários inferiores a 20 salários mínimos, suas faculdades estejam em conformidade com o MEC e estejam os alunos devidamente matriculados.

Facilidade em estudar Prouni

Pesquisar
Artigos Relacionados