Boletim escolar estadual

links patrocinados

Boletim escolar estadual

A melhor maneira dos pais serem parceiros dos seus filhos é acompanhar a vida deles. Ás vezes, crianças têm dificuldades na escola e acabam não contando para ninguém, por vergonha ou outro motivo. Acompanhar o desempenho do seu filho na escola é a melhor maneira de poder ajudá-lo.

Já se foi o tempo em que os pais tinham que ir pessoalmente até as escolas para fazer isso. Hoje em dia, é possível visualizar o desempenho escolar dos estudantes através da internet. O site Gdaenet é um desses recursos, mas há outros também, dependendo do estado que você mora.

Os estudantes da rede estadual de ensino podem ter acesso às suas notas virtualmente, independente da série ou do bimestre letivo. O site foi criado pelo governo para dar a possibilidade dos pais e dos estudantes encontrarem juntos soluções para melhorar ainda mais o ensino nas escolas públicas.

Como consultar

O acesso a esses dados é inteiramente gratuito. Ele pode ser feito da seguinte forma: você precisar ter em mãos o número do Registro Acadêmico do estudante (geralmente, ele vem escrito nas carteirinhas estudantis). Insira esse dado e a data de nascimento dele no site que estiver consultando.

Dependendo da plataforma, você pode ser solicitado a inserir o ano letivo ou algum outro dado pessoal. Daí é só acessar! Na página que abrir, vão aparecer todos os dados escolares do seu filho: freqüência, notas, aproveitamento e etc.

Confirme se os dados estão corretos e imprima ou salve no seu computador. Observe as matérias em que seu filho tem dificuldade, converse com professores e outros pais. Participe da vida escolar de um adulto em formação. Quanto mais você incentivá-lo, mas ele se sentirá estimulado para estudar mais.

Educação moderna

Uma nova escola está surgindo: ela é moderna e tecnológica. Propõe a interação entre alunos, famílias e escola e estimula a pesquisa e o senso crítico, através do contato com o mundo por meios como a internet. O boletim escolar na internet é apenas mais uma das provas disso.

Boletim Escolar

Boletim Escolar

Embora criticado por muitas pessoas, inclusive por alguns educadores, o boletim escolar continua sendo um dos documentos mais importantes para a avaliação de alunos de todas as idades. Uma das principais críticas é a de que o boletim escolar é um sistema limitado, incapaz de realmente avaliar o aluno.

De qualquer maneira, o boletim escolar tem se tornado cada vez mais importante. Além de avaliar alunos individualmente, ele se tornou uma importante ferramenta para a definição de políticas públicas de ensino, graças, principalmente, à Internet.

Boletim escolar na Internet

Uma das inúmeras vantagens que a Internet trouxe consigo foi a criação das bases de dados, onde diversos documentos podem ser armazenados para consulta diretamente de casa. Um destes documentos é o boletim escolar, que vem sendo cada vez mais difundido na rede através das secretarias municipais do país.

A vantagem mais básica do boletim escolar online é o acompanhamento que os responsáveis pelos alunos podem exercer. A versão impressa dos boletins podia se extraviar ou mesmo ser adulterada. No caso do boletim online, os pais podem ficar sabendo imediatamente se há algo errado com o rendimento escolar de seus filhos.

Importância do boletim escolar

Com o crescimento de programas de distribuição de renda no país, o boletim escoalr se tornou ainda mais importante. Hoje em dia, além de servir como um indicador de desempenho dos alunos, o boletim também auxilia as Secretarias de Educação do país a conhecer melhor as escolas de sua região.

Atualmente, a maior parte dos estados brasileiros possui programas sociais que incentivam a prática de esportes e atividades culturais nas escolas públicas. Nestes programas, é indispensável que o aluno apresente seu boletim escolar.

O objetivo, ao contrário do que possa parecer, não é definir através de notas altas quem vai ou não ter direito a entrar nestes programas. As notas dos alunos são, na verdade, uma maneira de conhecer melhor cada um deles. Se algum aluno, por exemplo, começa a ter uma queda acentuada de rendimento, pode estar havendo algum problema com ele. Neste caso, as Secretarias de Educação buscam conhecer a causa do problema e ajudar os alunos.

Pesquisar
Artigos Relacionados