Biodiesel no Brasil

Biodiesel no Brasil

Biodiesel no Brasil

Sobre o Biodiesel no Brasil

O Brasil pretende ampliar o uso de biodiesel nos combustíveis utilizados em veículos de transporte. A expectativa é que, com isso, o país adquira maior desenvolvimento econômico e uma série de benefícios ao meio ambiente.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Biodiesel, que surgiu em 2005, junto com a lei nº 11.097. O programa tem como objetivo fazer com que todos os veículos de carga no Brasil passem a utilizar, até no máximo 2013, o chamado combustível ‘B5′, um novo modelo de biocombustível: uma composição de 95% de óleo diesel e 5% de biodiesel.

Comparado às formulas tradicionais, essa nova proporção torna os combustíveis menos agressivos ao meio ambiente.

Vantagens – Biodiesel no Brasil

Além disso, a utilização do Biodiesel no Brasil traz grandes vantagens econômicas ao país. O Brasil atualmente precisa comprar de outros países cerca de 10% de todo o óleo que consome, o que implica em gastos de até R$ 800 milhões ao ano.

Biodiesel no Brasil – produção

Com o uso do biodiesel no Brasil, o governo pretende estimular a produção de matérias-primas responsáveis pela fabricação desse tipo de substância. Produtos como a mamona, o dendê, babaçu, girassol e outros – dos quais é extraído e fabricado o biodiesel – são cultivados no Brasil por pequenos e médios agricultores. Assim, a necessidade de um aumento na produção pode gerar também um aumento na renda dessas famílias.

Mais Vantagens – Biodiesel no Brasil

Outra vantagem do biodiesel no Brasil está na possibilidade de adquirir os chamados ‘créditos de carbono’, certificados que indicam a diminuição da liberação de carbono na atmosfera, o que era impossível com o combustível utilizado anteriormente. Adquirir esses certificados é positivo para o Brasil, não só pelo reconhecimento internacional pelo uso de alternativas menos poluentes, mas também porque tais créditos trazem consigo uma variedade de benefícios à economia.

GD Star Rating
loading...
Biodiesel no Brasil, Nota: 5.0 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados