Biodiesel no Brasil

Biodiesel no Brasil

Biodiesel no Brasil

Sobre o Biodiesel no Brasil

O Brasil pretende ampliar o uso de biodiesel nos combustíveis utilizados em veículos de transporte. A expectativa é que, com isso, o país adquira maior desenvolvimento econômico e uma série de benefícios ao meio ambiente.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Biodiesel, que surgiu em 2005, junto com a lei nº 11.097. O programa tem como objetivo fazer com que todos os veículos de carga no Brasil passem a utilizar, até no máximo 2013, o chamado combustível ‘B5′, um novo modelo de biocombustível: uma composição de 95% de óleo diesel e 5% de biodiesel.

Comparado às formulas tradicionais, essa nova proporção torna os combustíveis menos agressivos ao meio ambiente.

Vantagens – Biodiesel no Brasil

Além disso, a utilização do Biodiesel no Brasil traz grandes vantagens econômicas ao país. O Brasil atualmente precisa comprar de outros países cerca de 10% de todo o óleo que consome, o que implica em gastos de até R$ 800 milhões ao ano.

Biodiesel no Brasil – produção

Com o uso do biodiesel no Brasil, o governo pretende estimular a produção de matérias-primas responsáveis pela fabricação desse tipo de substância. Produtos como a mamona, o dendê, babaçu, girassol e outros – dos quais é extraído e fabricado o biodiesel – são cultivados no Brasil por pequenos e médios agricultores. Assim, a necessidade de um aumento na produção pode gerar também um aumento na renda dessas famílias.

Mais Vantagens – Biodiesel no Brasil

Outra vantagem do biodiesel no Brasil está na possibilidade de adquirir os chamados ‘créditos de carbono’, certificados que indicam a diminuição da liberação de carbono na atmosfera, o que era impossível com o combustível utilizado anteriormente. Adquirir esses certificados é positivo para o Brasil, não só pelo reconhecimento internacional pelo uso de alternativas menos poluentes, mas também porque tais créditos trazem consigo uma variedade de benefícios à economia.

Produção de Biodiesel

Produção de Biodiesel

O biodiesel é um tipo de combustível mais limpo, pois não precisa da gasolina e seus compostos são produtos naturais. A produção de biodiesel pode ser feita a partir dos óleos vegetais ou da gordura animal.

O biodiesel é um subproduto do diesel e só pode ser utilizado em motores que utilizam o diesel. Mas a ideia do Governo brasileiro é fazer do biodiesel o principal combustível utilizado, já que o Brasil possui em abundância as matérias-primas e a tecnologia necessária.

Processo de produção de Biodiesel

Uma das matérias-primas do biodiesel é o óleo vegetal. Em cada molécula do óleo há três de ácidos graxos (gorduras) e uma de glicerina. Para transformar o óleo vegetal em biodiesel é necessário que o líquido passe por um processo chamado transesterificação, ou seja, retirar a glicerina da molécula do óleo vegetal. Esse processo faz com que o óleo fique mais fino e menos viscoso.

Fases de Produção de Biodiesel

O processo todo para produção do biodiesel, então, passa pelas seguintes fases: das sementes é retirado o óleo vegetal através de prensagem. O óleo bruto passa, então, pela transesterificação, a glicerina é retirada e o biodiesel está pronto para ser adicionado ao diesel e ser utilizado nos automóveis.

Prós e contras

A principal vantagem no uso do biodiesel é a sua característica renovável. Isso quer dizer que o seu uso não prejudica o meio ambiente, ao contrário do que acontece quando é usado o diesel tradicional. O biodiesel não é prejudicial na obtenção nem na sua queima, pois é constituído por carbono neutro.

O fato de ser composto por carbono neutro quer dizer que não vai emitir CO2 na atmosfera, o que contribuiria na piora do efeito estufa e da camada de ozônio. Ao mesmo tempo, uma das desvantagens é que não se sabe ao certo qual o efeito prejudicial do biodiesel à saúde.

Parte do produto queimado no biodiesel pode ser cancerígena, mas ainda não há muitos detalhes sobre essa característica. Para saber todas as características do biodiesel, vale fazer uma rápida pesquisa na internet e descobrir todas as especificidades do produto. Assim você já fica sabendo tudo sobre essa nova tendência do mercado.

GD Star Rating
loading...
Biodiesel no Brasil, Nota: 5.0 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados