Bienal do Livro 2011

links patrocinados

Bienal do Livro 2011

Bienal é um dos eventos mais esperados em todas as áreas. Trata-se de um evento que acontece a cada dois anos, e traz novidades de diversas áreas para o publico.

Existe em diversos segmentos, como a Bienal das artes, Bienal de design, mas a mais conhecida, ao menos pelo publico brasileiro é a Bienal do Livro. No Brasil acontece uma das maiores bienais de arte do mundo. A bienal de Artes de São Paulo. Que segue a proposta de organização do evento, de reunir a maior quantidade e qualidade de artistas de referência.

O evento é tradicional no país, pois acontece desde 1951, na cidade de São Paulo. Isso se tratando da Bienal de arte, que no ano de 1953 trouxe ao país o famoso Guernica, de Pablo Picasso. Após algumas edições, as bienais passaram então a compor uma gama maior de estilos e ramificações. A bienal de arte ganhou mais parceiros.

Com o passar dos anos outras cidades passaram, também, a promover o evento internacional que é a Bienal. E não mais a Bienal de Artes, mas Bienal do livro. A primeira edição aconteceu em 1983 no famoso Copacabana Palace, situado em Copacabana no Rio de Janeiro. Desde então tem sido um evento altamente conceituado e requisitado.

Neste ano, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro deve acontecer entre os dias 1º e 11 de setembro, no Riocentro. O evento chega a sua 15ª edição, com promessas de muitas novidades e participações importantes.

O principal objetivo da Bienal do Livro é, sem dúvida, aproximar literatura e público, autores e leitores. O evento atrai milhares de pessoas todos os anos, dispostas a conhecer livros e ideias.

Grandiosa e mais acessível que outros eventos como a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), a Bienal é o terceiro maior evento do Rio de Janeiro, perdendo apenas para o carnaval e o réveillon.

O evento é realizado em três pavilhões do Riocentro e registra alto número de público. Na última edição, em 2009, foram 640 mil visitantes, quase 130 autores e 950 estandes, além de palestras e debates com alguns desses autores.

Novidades para 2011

Ao invés de homenagear a literatura de um único país, os organizadores da Bienal estão planejando outro tipo de recorte. Também haverá mudanças nas atividades infanto-juvenis, que devem ser incrementadas, em especial a Floresta de Livros, uma área em forma de floresta com atividades interativas e lúdicas, um sucesso na última edição.

Serão mantidos os espaços Livro em Cena, de leitura de clássicos por importantes autores, Café Literário, de debates abertos ao público, e Mulher e Ponto, para discussões sobre temas femininos.

Seja qual forem as novidades, os organizadores da Bienal já adiantam que as sensações devem se misturar em 2011, com o so de tecnologias para interatividade, como telas touchscreen e tablets, por exemplo.

Autores na Bienal 2011

Até o momento, a principal presença confirmada é da americana Anne Rice, a autora do famoso “Entrevista com o Vampiro” e de outros livros, que somam mais de 75 milhões de exemplares vendidos.

Michael Connelly, autor do romance “Echo Park” e do recém-lançado “O Espantalho” e Alyson Noël, autor da série “Imortais”, também estarão no evento. Do Canadá, vem a jornalista Susan Casey, editora-chefe da revista “O, The Oprah Magazine”. Ainda não foram divulgados os autores nacionais que marcarão presença.

Pesquisar
Artigos Relacionados