BDTD UFMG

links patrocinados

BDTD UFMG

BDTD UFMG

Os pesquisadores do Brasil e do mundo podem fazer pesquisas sobre trabalhos acadêmicos – como dissertações e teses – em diversos bancos de dados digitais que existem na internet. No Brasil, várias universidades possuem uma biblioteca virtual, onde disponibilizam grande parte dos arquivos para os usuários.

Uma dessas bibliotecas é a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Minas Gerais. A biblioteca digital consiste em um sistema onde estão disponíveis os arquivos de diversas áreas, como Ciências Agrárias, Física, Química, Ciências Biológicas, entre outras.

Biblioteca Universitária

A Biblioteca Universitária é um órgão ligado à Reitoria da UFMG, que é responsável pelo provimento de informações necessárias às atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão universitária. O sistema online é composto pelas 27 bibliotecas existentes na Universidade.

A Biblioteca Universitária é integrada ao Conselho Diretor, Diretoria da Biblioteca Universitária, Bibliotecas da UFMG e Comissões Temporárias. O sistema atende os estudantes internos da Instituição e também os usuários da comunidade externa.

O acervo da biblioteca é bastante amplo. Os acervos variam entre 20 mil e 94 mil exemplares, dependendo da área. As dez maiores bibliotecas do Sistema são: Filosia e Ciências Humanas, Letras, Faculdade de Educação, Direito, Arquitetura, Biblioteca Central, Faculdade de Ciências Econômicas, Medicina, Engenharia e Centro Pedagógico.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

A BDTD da UFMG disponibiliza material na íntegra para todos os usuários, sejam eles internos ou externos. A produção diz respeito a 62 programas de pós-graduação que acontecem na Universidade. Os registros incluem textos completos, resumos de teses e dissertações, fragmentos de textos – autorizados pelos autores.

Se você deseja pesquisar alguma produção em especifico pode utilizar o sistema de busca do site, informando alguma palavra chave. Outras opções são pesquisar por títulos, autor ou data. As produções incluem diversos temas, e a biblioteca possui o acervo bastante atualizado, já contendo as últimas produções de 2011.

O usuário pode ainda optar por pesquisas em áreas específicas, como nas produções do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Ciências Farmacêuticas, Ciência da Computação, Clínica Médica, Genética, Geografia, Sociologia, entre outras. Ao todo são mais de 6.100 títulos disponíveis para download.

UFMG Vestibular 2011

UFMG Vestibular 2011

Sobre a UFMG Vestibular 2011

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das mais importantes e conceituadas do país. Reconhecida por suas provas difíceis, quem consegue garantir uma vaga na instituição se sente realizado.

A UFMG oferece 75 cursos de graduação divididos entre oito áreas: Engenharias; Lingüística, Letras e Artes; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias e Ciências Biológicas. (Confira também sobre a UFMG 2012)

Vestibular da UFMG

O vestibular da UFMG tinha, como sempre, muita concorrência. A instituição ofereceu para este processo seletivo 6.640 vagas, sendo que tinha 19.831 candidatos, fora os treineiros. Ao todo, eles somavam 493 concorrentes. A lista dos treineiros saiu separada do restante dos candidatos. As vagas eram para os campi de Montes Claros e Belo Horizonte.

Matrículas

As matrículas dos candidatos aprovados em primeira chamada para cursar o primeiro semestre foi realizada entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Já para quem só começa os estudos a partir do segundo semestre, o período para efetuar a matrícula será entre os dias 13 e 18 de junho. Cada curso possui uma data de apresentação, que está disponível no site da UFMG. (Leia também sobre os simulados da UFMG)

Os candidatos aprovados precisam apresentar uma série de documentos para poderem efetivar a matrícula. São eles: histórico escolar do ensino fundamental (para quem participou do Programa de Bônus); histórico escolar do ensino médio; certificado de conclusão do ensino médio; RG (para estudantes estrangeiros é necessário apresentar ao invés do documento de identidade, o documento fornecido pela Polícia Federal e o passaporte com visto válido para estudante).

Ainda é imprescindível a apresentação do CPF; título de eleitor; certificado militar (para os homens); duas fotos 3×4 tiradas no período máximo de um ano e uma declaração de que não está matriculado em outra instituição de ensino pública.

Locais de Matrícula

Para os cursos de Belo Horizonte, as matrículas deverão ser feitas na Unidade Adminstrativa III, que fica no campus Pampula. O endereço é: Avenida Presidente Antônio Carlos, nº 6.627. Para os aprovados nos cursos do campus de Montes Claros, o endereço para matrícula é: Avenida Universitária, nº 1.000, Bairro Universitário, em Montes Claros – Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Campus Regional da UFMG.

Pesquisar
Artigos Relacionados