BDTD UERJ

links patrocinados

BDTD UERJ

BDTD UERJ

Sobre a BDTD UERJ

Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é importante que alunos e professores participem dos projetos de ensino, pesquisa e extensão. É a partir dos novos conhecimentos que a faculdade retorna parte do que a sociedade investe nela através dos impostos pagos. Por isso, a UERJ mantém a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), uma página na internet onde consultas sobre diversos assuntos podem ser realizadas.

Na verdade, a Biblioteca é um consórcio de várias instituições de ensino superior, sendo que a UERJ é um dos integrantes. A Biblioteca é nacional e é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, órgão que organiza as teses e dissertações escritas nas diversas faculdades do país.

Além disso, a BDTD tem integração com uma base internacional de dados, da Networked Digital Library of Theses and Dissertations.

BDTD

O projeto da BDTD da UERJ foi implementado em 2005. O objetivo é disponibilizar, pela internet, as teses e dissertações produzidas na Universidade. Os trabalhos apresentados, obviamente, são fruto dos programas de Mestrado e Doutorado oferecidos pela UERJ.

Os trabalhos realizados podem ser inseridos, mas devem cumprir várias obrigações determinadas pelo Roteiro Para Apresentação das Teses e Dissertações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Caso esteja em conformidade, o autor do projeto pode entrar em contato com o bibliotecário do programa de pós-graduação, que explicará o procedimento para apresentação do trabalho, padronização e os documentos necessários (termos de autorização e de encaminhamento e formulário de dados cadastrais).

Para acessar a BDTD, basta acessar a página da Biblioteca e clicar em “Pesquisa”. Para fazer uma pesquisa, digitando palavras-chave, o nome do projeto, do autor ou até mesmo procurando através de uma pesquisa avançada, pasta de trabalho ou pelos registros por programas de pós-graduação.

Na página de “Pesquisa”, também são apresentados as últimas cinco teses e dissertações inseridas e as cinco futuras. Os temas abordados são diversos, como o comércio livre internacional, políticas urbanas, nutrição, economia solidária, internet, literatura, história, etc.

Atualmente, a UERJ disponibiliza 46 cursos de mestrado e doutorado e cerca de 100 cursos de especialização e MBA nas mais diversas áreas de conhecimento.

UERJ 2012

UERJ 2012

Sobre a UERJ 2012

Na medida em que os estudantes do ensino médio chegam mais próximos do final dessa fase acadêmica, o momento de fazer uma escolha pela instituição de ensino superior fica cada vez mais palpável. Mesmo que os alunos demorem um pouco mais para decidir qual curso da graduação eles preferem fazer, em algum momento a inscrição para o exame seletivo do vestibular precisa ser feita.

Processo seletivo da UERJ em 2012

Uma universidade estadual que permite participar do processo de seleção duas vezes ao ano é a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Para os exames que definirão quais os alunos aprovados para estudar na instituição de ensino no ano de 2012 as inscrições devem ser feitas no período entre 05/04 a 27/04.

Além da própria UERJ que participa do vestibular 2012, a seleção também direciona candidatos às instituições: Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM D. Pedro II/CBMERJ), Academia de Polícia Militar D. João VI, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (APM D. João VI/PMERJ).

Com tantas possibilidades, os interessados nas instituições relacionadas ao processo seletivo Vestibular Estadual 2012 podem encontrar informações e cursos de uma só vez.

Procedimentos do vestibular UERJ 2012

Por mais que a seleção seja estadual, existem alguns critérios para que o interessado possa fazer a sua inscrição de candidato a uma vaga. Primeiramente, o nível de estudos do concorrente em questão tem que apresentar a conclusão do ensino médio ou estar no último ano da sua conclusão.

Como citado anteriormente, o Vestibular Estadual 2012 acontece duas vezes ao ano, sendo que para ingressar na instituição de ensino desejada é obrigatória a participação em pelo menos uma das edições. Esse primeiro filtro é conhecido como Exame de Qualificação, ou a primeira fase do processo seletivo. Aqui, o candidato não faz a escolha da instituição nem da carreira desejadas.

Em seguida, uma vez aprovado pela qualificação, a segunda fase permite a escolha da instituição de ensino, que pode ser a UERJ em 2012. Nesse momento o candidato também é obrigado a concluir uma prova de língua portuguesa e redação, além das específicas de acordo com a carreira escolhida.

Pesquisar
Artigos Relacionados