Axé 2014

links patrocinados

Axé 2014

Ritmo oficial do Carnaval há quase duas décadas, o axé é um dos gêneros mais festivos da música brasileira. Atualmente, o axé geralmente é encontrado misturado com outros gêneros, como o pop rock e o forró.

Origens do axé

Axé 2014 Conheça o Axé 2014

Axé tem sua origem diretamente ligada à criação dos trios elétricos. Ainda na década de 1950, o frevo de Pernambuco começou a ser tocado com guitarras pela tradicional dupla Dodô e Osmar. As músicas eram executadas em cima de um Ford 1929. Na década de 1970, o músico Moraes Moreira inovou ao subir no veículo para cantar – até então, o “trio elétrico” era apenas instrumental.

A partir desta brincadeira simples entre amigos, começaram a surgir trios elétricos cada vez maiores, puxados por artistas como Luiz Caldas, Banda Mel, Olodum, Araketu e vários outros. Curiosamente, é difícil realmente definir o que é axé o que não é, em termos musicais. Contudo, geralmente as músicas são uma mistura de guitarras elétricas com ritmos africanos e tudo mais o que couber na mistura.

Confira o Axé 2014

Grandes nomes

Durante muito tempo, o axé ficou restrito ao nordeste. Contudo, na década de 1990, o gênero começou a se difundir por todo o Brasil. Neste sentido, a cantora Daniela Mercury foi uma das grandes responsáveis pela popularização do axé em escala nacional.

Em seguida, bandas como Asa de Águia e Banda Eva (de onde surgiu Ivete Sangalo) também ganhariam o país. Hoje, de norte a sul, o axé está presente em diversas festas, especialmente durante o período de Carnaval.

Axé

Músicas de axé em 2014

As festas que têm o axé como gênero musical principal costumam mesclar grandes clássicos do estilo com novas músicas. Um dos termômetros para que possamos ter uma noção sobre como será o axé em 2014 é o pré-Réveillon Axé Moi, que acontece no final de 2013 e antecede o evento Axé Moi, em Porto Seguro, o maior do país em relação ao gênero.

No pré-Réveillon Axé Moi de 2013, destacou-se o grupo Oito7Nove4, principalmente com o hit Pedida Perfeita, que provavelmente estará nos trios elétricos de todo o país em 2014. A banda tem como membros Rafa Marques e Pipo, filhos do cantor Bell, ex-líder do Chiclete com Banana.

Axé 2014 - saiba mais

Eventos

Outros eventos que revelarão os grandes sucessos do axé de 2014 são os carnavais espalhados pelo país, especialmente na região nordeste. Uma das tendências fortes para 2014 é o chamado Eletroaxé, que mescla os ritmos mais tradicionais do axé com alguns elementos eletrônicos. Neste sentido, têm se destacado grupos como Filhos de Jorge, Valneijos e Balbino Josh, dentre outros.

Se você quer saber mais sobre o axé em 2014, além de relembrar os velhos sucessos do gênero, há diversas opções na internet, como a página especializada Portal do Axé, que oferece muitas músicas para serem ouvidas gratuitamente. Quem gosta de Carnaval e vai pra rua dançar ao som dos blocos espalhados por todo o Brasil já pode ir se antecipando e conhecendo melhor tudo o que será destaque no estilo em 2014.

Pesquisar