Aurélio Dicionário Online Gratuito

Aurélio Dicionário Online Gratuito

Aurélio Dicionário Online Gratuito

Sobre o Aurélio

O Aurélio Dicionário é um glossário da língua portuguesa. O seu nome completo é “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, mas é conhecido popularmente como Dicionário Aurélio ou somente Aurélio. Ele foi lançado a primeira vez no país no ano de 1975, sendo considerado o principal dicionário do Brasil.

Sucesso do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

O sucesso do dicionário foi tão grande que a primeira edição em sua versão completa vendeu até o ano de 1987, data esta da segunda edição, mais de um milhão de cópias do glossário. Hoje é considerado um dos principais dicionários no mercado, tendo ferramentas importantes como por exemplo um site para que seus usuários possam procurar os significados das mais diferentes palavras da língua portuguesa.

Elaborador do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

O grande responsável pela elaboração do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa foi um dos mais importantes lexicógrafo do Brasil, chamado de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Sua contribuição foi tão importante para a elaboração do glossário que os demais elaboradores do projeto fizeram questão de colocar o nome de Aurélio no nome do novo dicionário brasileiro.

História da criação do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

A ideia surgiu quando o poeta Manuel Bandeira convidou Aurélio Buarque de Holanda para auxiliar na redação de um novo dicionário que se chamava “Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Aurélio Buarque que na época era professor da Fundação Getúlio Vargas, aceitou o convite.

Entretanto, o projeto de Manuel Bandeira não vai pra frente, mas acaba despertando uma paixão para o já professor, a vida de lexicógrafo. Um trabalho árduo de mais de uma década fez com que Aurélio começasse a criar a ideia de lançar seu próprio dicionário. O primeiro nome do dicionário ficou como “Novo Dicionário da Língua Portuguesa”, mas as pessoas passaram a chamá-lo de Dicionário Aurélio ou até mesmo Aurelião.

Aurélio Dicionário Online Gratuito

O Dicionário Aurélio não ficou pra traz quando o mundo foi se modernizando, e hoje disponibiliza para os usuários da internet um site onde é possível fazer consulta de várias palavras da língua portuguesa. O site é de fácil manuseio, basta escrever a palavra desejada na parte indicada e apertar a tecla enter, aparecendo logo depois um breve significado da palavra desejada.

Aurélio Dicionário

Aurélio Dicionário

Os Dicionários

Os dicionários trazem uma série de palavras, sempre apresentados em ordem alfabética e com seus respectivos significados, ou também com a tradução em outra língua. Existem diversos tipos de dicionários, entre eles os gerais da língua. Os mais famosos e mais conhecidos pelo público, nesta categoria são o Dicionário Aurélio e o Dicionário Michaelis, que também apresenta uma versão gratuita para todos os usuários da rede.

Há também no mercado os dicionários de antônimos e de sinônimos, os dicionários temáticos, que apresentam vocabulários específicos de alguma área como por exemplo os dicionários de Comunicação, de Aeronáutica, jurídicos, entre outros. Há também os dicionários etimológicos que apresentam a origem de cada uma das palavras, os dicionários analógicos que apresentam palavras por campos da linguagem, por ideia ou por analogia. Outras formas de dicionário são os de abreviaturas e os bilíngues e/ou plurilíngues.

A Origem dos dicionários

Estudiosos acreditam que o dicionário tenha origem da Mesopotâmia e que tenham surgido no ano de 2.600 a.C, e o objetivo principal deles era o de informar nome de profissões, objetos usuais, repertórios de signos e divindades cultuadas, mas não eram apresentados em ordem alfabética.

Aurélio Dicionário

O dicionário que usamos nos dias de hoje surgiu na época do renascimento, onde o principal objetivo era fazer a tradução da linguagem clássica para a moderna.

Entre os objetivos principais de um dicionário estão as definições e os significados das palavras e a apresentação correta de sua grafia, Informar a origem das mesmas, dividí-las em categorias gramaticais e também auxiliar no estudo de línguas estrangeiras.

Dicionário Aurélio

O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, popularmente conhecido apenas como Dicionário Aurélio e até mesmo como Aurélio, foi lançado no ano de 1975. A primeira versão deste dicionário vendeu até o ano de 1987 mais de um milhão de exemplares.

Para que serve o Aurélio Dicionário

Os responsáveis pela criação do dicionário Aurélio foi o professor Aurélio Buarque, sua esposa Marina Ferreira, Joaquim Campelo, Stella Rodrigo, Margarida dos Anhos e Elza Tavares Ferreira.

Na segunda versão, lançada em 87, o dicionário apresentava quase meio milhão de palavras.
Atualmente, o dicionário está em sua quinta edição e tornou-se um dos dicionários mais conhecidos na atualidade, concorrendo diretamente com o dicionário Michaelis.

Você também pode encontrar alguns dicionários na forma digital. O Aurélio passou a apresentar a versão digital no final do século XX em forma de CD-ROM. No ano de 2001, ele aderiu a moda da internet e passou a oferecer para assinantes do portal UOL versões online.

O que e Aurélio Dicionário

No ano de 2010, mais uma vez adequando-se à moda, o Dicionário Aurélio lançou uma versão exclusiva para Iphone e foi o primeiro a oferecer este tipo de serviço no mercado.
A última versão dos dicionários está adequada com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor em 2012.

Dicionário Michaelis

O Dicionário Michaelis, concorrente direto do Dicionário Aurélio, disponibiliza na internet uma versão totalmente gratuita para qualquer usuário. Basta acessar o site do dicionário e selecionar a categoria de dicionário que deseja utilizar. Depois disso, é só digitar a palavra escolhida e esperar pelo resultado.

Para que serve o dicionario Utilizacao do dicionario

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados