Aurélio Buarque de Holanda

Aurélio Buarque de Holanda

Aurélio Buarque de Holanda

Aurélio Buarque de Holanda Ferreira foi um célebre estudioso brasileiro respeitado até hoje pelas suas diversas obras produzidas. Ele nasceu no estado de Alagoas em meados de maio do ano de 1910. Como grande estudioso, exerceu diversas carreiras profissionais com notável sucesso.

Aurélio Buarque de Holanda Ferreira foi crítico literário, lexicógrafo (que produz dicionários), fiólogo (profissional que estuda uma cultura ou uma civilização baseado em estudos históricos), além de um grande professor, tradutor e ensaísta brasileiro.

Além de ter exercido todas essas profissões, Aurélio também era advogado, formado pela Faculdade de Direito de Recife.

Obras de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Durante toda a sua vida, Aurélio chegou a publicar mais de 12 obras de grande sucesso que são enaltecidas até hoje. Entre elas está o livro Dois Mundos (publicado em 1942 e que lhe garantiu um prêmio da Academia Brasileira de Letras dois anos depois), o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (lançado no Brasil em meados de 1975) e o Minidicionário da Língua Portuguesa (lançado no de ano 1977).

Outras obras de grande sucesso foram – Linguagem e Estilo de Eça de Queirós (1945), Mar de Histórias (1945), Contos Gauchescos e Lendas do Sul (1949), O Romance Brasileiro (1952), Território Lírico (1958), Enriqueça o Seu Vocabulário (1958) e o Chapéu de Meu Pai (1974).

Aurélio Buarque de Holanda e a Academia Brasileira de Letras

No dia 4 de maio do ano 1961, o célebre estudioso entrou como sucessor de Antônio Austregésilo tornando-se o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras ocupando a cadeira 30.

Dicionário Aurélio

O famoso Dicionário Aurélio, também conhecido como o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, é sem dúvidas uma das maiores e mais respeitadas obras nacionais já elaboradora.
O glossário do idioma português foi lançado no ano de 1975 e, até a data de publicação de sua segunda edição, 1987, já havia vendido mais de um milhão de exemplares em todo o território nacional.

Como lexicógrafo, Aurélio trabalhou incansavelmente durante mais de trinta anos para elaborar essa obra tão complexa. Sua segunda edição foi publicada pela Editora Nova Ferreira e continha aproximadamente cerca de 150 mil vocábulos.

Tamanho é o sucesso dessa obra até os dias atuais que a palavra “aurélio” se transformou em um sinônimo da palavra “dicionário”. No final do século XX, o dicionário modernizou-se e ganhou versões digitalizadas para serem utilizadas em computadores. Já em 2001, os assinantes do portal UOL passaram a ter acesso à versão online da publicação.

Em 2010, o Grupo Positivo (nova detentora dos direitos de edição do dicionário) lançou no mercado uma versão compatível com o aparelho celular Iphone, facilitando ainda mais a utilização da publicação para todos os cidadãos brasileiros.

Aurélio Buarque de Holanda Ferreira morreu no dia 28 de fevereiro do ano 1989, na cidade do Rio de Janeiro. Porém, a sua influência sob a sociedade brasileira prevalece até os dias atuais através de várias de suas obras

Fotos

Aurélio Buarque de HolandaAurélio Buarque de Holanda
O famoso Dicionário Aurélio da Língua PortuguesaO famoso Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa
O Dicionário Aurélio possui várias versões e é editado pela Editora PositivoO Dicionário Aurélio possui várias versões e é editado pela Editora Positivo

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados