Atividade Educação Infantil

links patrocinados

Atividade Educação Infantil

Atividade Educação Infantil

A educação infantil deve começar o quanto antes, contribuindo imensamente para a formação da criança. Isso significa estimular em casa, com atividades para o bebe que já envolvam engatinhar (ou tentar se movimentar em qualquer sentido), bem como falar e utilizar jogos interativos (de montar ou brinquedos coloridos que estimulem a visão).

Nos anos seguintes (entre dois e seis, principalmente) a criança ainda está no processo de formação da personalidade (que continuará por um bom tempo, embora esse período seja muito relevante). Por isso é tão importante que ela já aprenda comportamentos adequados em ambientes diferenciados, hábitos de higiene, saber dividir os brinquedos, além de aprimorar as habilidades sociais.

Também é nessa época que a criança começa a apresentar interesses em diferentes áreas artísticas, como habilidades musicais, preferência pela leitura (que deve ser estimulada pelos pais, quer ela apresente esse interesse ou não graças ao desenvolvimento cognitivo e de vocabulário, bem como da imaginação). Em outros casos, pode envolver o gosto pelos esportes ou talento na matemática, dança, canto, pintura, etc.

Tipos de atividade

Algumas atividades que parecem muito simples, mas colaboram muito para o desenvolvimento da criança são: brinquedos educativos (como quebra-cabeças, lego, qualquer coisa que envolva a leitura, cadernos de pintar ou escrever, massinhas, etc.). Jogos ao ar livre: melhoram a convivência social, incluem atividades físicas, deixa a criança em contato com a cidade em que vive (ou pelo menos sua rua, prédio ou bairro). Jogos de tabuleiro: ensinam a criança sobre a lógica e o raciocínio, além de ter um contato mais íntimo com amigos e ensinar sobre competições em geral.

Embora hoje não se possa evitar (nem é recomendado) a exposição aos diversos aparelhos tecnológicos, é sempre bom limitar a quantidade de horas de uso. No caso da televisão, não é necessário mais do que duas horas por dia – tente se incluir nas programações que interessam o seu filho e faça recomendações de programas que vocês podem assistir juntos. No caso do computador, se não estiver sendo usado para pesquisa ou para qualquer atividade escolar, duas horas também são suficientes. Existem inúmeros tipos de programas para também fiscalizar o conteúdo acessado pelo seu filho. O uso de celular também pode ser controlado, principalmente a recomendação de não utilizar o aparelho durante as horas de aula.

Na escola

O ambiente escolar é totalmente diferente do domiciliar, portanto é preciso ter outra visão das atividades educacionais proporcionadas pela escola. O ideal é visitar antes de fazer a matrícula, para compreender se o local tem uma área apropriada, é bem equipada e possui carteiras confortáveis e profissionais de qualidade.

Entretanto, é preciso destacar que a escola não é responsável por educar o seu filho, e sim para prepará-lo para os mais diferentes desafios que serão enfrentados mais a diante (o vestibular sendo apenas um deles). Avalie também se a escola possui atividades extracurriculares que poderão ajudar o seu filho a identificar talentos, além de incentivar a atividades em grupo e os mais diferentes tipos de esforço físico. A escolha da escola é muito importante para moldar a educação do seu filho.

Fotos

Confira Fotos de Atividade Educação Infantil:

Atividade educação infantilAtividade educação infantil
Exemplos de atividade para criançasExemplos de atividade para crianças
Passatempo para as criançasPassatempo para as crianças

Pesquisar
Artigos Relacionados