Artigos Científicos

Artigos Científicos

Artigos científicos

O que é um artigo científico?

Quem está na faculdade, cursando uma pós-graduação ou especialização já sabe que no fim do curso deverá se dedicar à produção de um artigo científico. Mas afinal, quais as características deste tipo de trabalho? Um artigo apresenta, no formato de relatório, os resultados de uma pesquisa ou investigação a respeito de uma questão específica.

O artigo científico não é muito extenso, geralmente é publicado em periódicos especializados no tema tratado e o autor discorre sobre a dúvida levantada, os autores pesquisados e utilizados para embasar o texto, a metodologia usada para estudar a questão, os resultados conquistados e também todas as dificuldades que interferiram no processo.

Estrutura de um artigo científico

Noticias sobre Artigos Cientificos

Para garantir a padronização dos artigos científicos, quem se dedica a elaboração de um artigo deste tipo precisa seguir uma ordem e obrigatoriamente incluir sete tópicos básicos, entre eles título, autor, resumo e abstract, palavras-chave, conteúdo – que incluir introdução, desenvolvimento e conclusão – e referências. Há a possibilidade de incluir também a epígrafe, item não obrigatório.

O artigo científico não precisa ter capa. Logo na página inicial é necessário incluir, na parte superior, o título do trabalho, que deve incluir os conceitos principais do tema, o nome dos autores logo abaixo organizados do centro para a margem direta em ordem alfabética e o resumo, que apresenta de maneira sintetizada o objetivo do artigo, metodologia empregada e resultados alcançados.

Metodos de um Artigo Cientificos

Abaixo do resumo devem constar as palavras-chave do artigo, que tem a finalidade de indexar o texto. Geralmente são utilizadas até seis palavras. Na página seguinte deve ser escrito o abstract, que é o resumo em inglês. Dependendo da publicação é necessário incluir resumos com traduções para outros idiomas, como o espanhol. Assim como no resumo, o abstract também deve conter palavras-chave abaixo do texto.

Introdução, desenvolvimento, conclusão e referências

O artigo científico propriamente dito se inicia com a introdução, que tem por finalidade inserir o leitor no contexto do tema, apresentar os objetivos que se pretendia alcançar e a metodologia empregada.

Nas próximas páginas o autor deve expor as teorias usadas para fundamentar o tema e também relacioná-las com a dúvida levantada. Se for o caso, também é necessário elencar os resultados obtidos através de entrevistas, questionários e observações.

Artigos Cientificos 2013

A última parte do conteúdo é a conclusão, que aponta as descobertas conquistadas com a pesquisa e também o que se conseguiu concluir com os resultados obtidos. É importante apresentar também a contribuição do artigo para a área pesquisada e responder as hipóteses levantadas na introdução e ao longo do trabalho. Vale ressaltar que não devem ser apresentadas questões ou dados inéditos nesta parte do trabalho.

Arquivo de artigos científicos

Quem já conferiu diversos modelos de artigos na internet, mas ainda está em dúvida de como colocar suas ideias no papel pode conferir a página Artigo Científico, vinculada ao UOL. O site apresenta centenas de artigos, dos mais diversos temas, que podem ser consultados por qualquer pessoa, sem a necessidade de cadastro prévio. O portal também se mostra útil para pesquisadores e estudiosos de determinado tema que querem conferir o que tem sido discutido através de artigos científicos.

Artigo Cientifico da faculdade Escrita de Artigos Cientificos

GD Star Rating
loading...
Artigos Científicos, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados