APEOESP Sorocaba

links patrocinados

APEOESP Sorocaba

APEOESP Sorocaba

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, mais conhecido por APEOESP, é um grupo de professores que através do sindicato realizam ações para fortalecer a classe, conscientizar a população e governo sobre suas condições, bem como promover eventos que ajudem na hora da profissionalização. Entretanto, sua principal atuação está ligada aos direitos do trabalhador professor, como por exemplo em casos de salário baixo, horas de dedicação e hora extra, licença por saúde ou maternidade, contratação do número adequado de professores para as escolas, aposentadoria, entre outros direitos trabalhistas.

Fundado no mês de janeiro do ano de 1945, na cidade de São Carlos, localizada no ABC Paulista, a APEOESP é um sindicato sem qualquer tipo de discriminação com relação a credo, raça, gênero, bem como convicções políticas ou ideológica. É uma instituição sem fins lucrativos, nem ligação partidária. Seus membros consistem em docentes e especialistas em educação por todo o estado de São Paulo, defendendo tanto os interesses de cunho individual quanto coletivo da classe. Alguns dos objetivos a longo prazo da APEOESP é a unificação de um ensino de qualidade e gratuito em todos os níveis educacionais no Brasil. O Sindicato também atua como fiscalizador do governo em relação ao desenvolvimento e investimento na área da educação.

Conta com mais de cento e oitenta mil sócios, sendo que é considerado um dos maiores sindicatos da América Latina. Possui dez subsedes na capital, dezessete na Grande São Paulo e mais sessenta e seis no interior do estado, conseguindo realizar cobertura de noventa e três regiões de São Paulo. Além de agir como intermediador em negociações de salário e melhorias estruturais, o Sindicato também oferece convênios aos seus associados, benefícios de assistência médica, na área de educação e do comércio também, como descontos em compras de material, etc.

Mais informações

Outros benefícios incluem um apart hotel para professores em viagens para a capital, desde que para compromissos profissionais como congressos, apresentações, palestrar, etc. Além disso, são quatro colônias de férias que podem ser aproveitadas pelos associados e suas famílias, localizadas em: Praia Grande, Águas de São Pedro, Termas de Ibirá e Ubatuba. Desde a sua fundação (em 1945) até o ano de 1978, o Sindicato teve uma história marcada pelo assistencialismo e pela subordinação à Ditadura Militar, em muitos casos orientando os professores associados que buscavam ajuda a também se submeterem.

Durante os últimos anos de paralisia, mais especificamente 1976 e 1977, o Sindicato se destaca ao protestar contra a contratação de professores sem concurso público ou sem benefício algum. Todos esses acontecimentos culminaram na greve de 1978, que durou vinte e quatro dias e alertou os políticos da situação educacional no estado (e também no resto do país). Na década de oitenta, aumenta consideravelmente a representatividade da APEOESP. Para mais informações sobre o histórico do sindicato, acesse o site oficial.

Na página, você também encontra notícias relacionadas à classe, acontecimentos e promoções realizadas pelo sindicato. Você também pode se conectar pelas redes sociais: YouTube, Twitter e Facebook.

Fotos

Confira Fotos da APEOESP Sorocaba:

Apeoesp SorocabaApeoesp Sorocaba
ApeoespApeoesp
Ações promovidas pela ApeoespAções promovidas pela Apeoesp

Pesquisar
Artigos Relacionados