Apeoesp Sindicato dos Professores

links patrocinados

Apeoesp Sindicato dos Professores

Apeoesp Sindicato dos Professores

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) é uma das instituições sindicais que luta pelos direitos dos servidores públicos do estado de São Paulo. Fundada em 1945 na cidade de São Carlos, no interior paulista, o sindicato é filiado à CNTE e à CUT, tratando-se de uma instituição sem fins lucrativos.

Professores, docentes e especialistas da rede pública de ensino de São Paulo fazem parte da APEOESP, que conta com mais de 180 mil associados em todo o estado, representando um dos maiores sindicatos da América Latina. A instituição é responsável por negociar com o governo em relação a ajustes salariais, questões profissionais e educacionais, além de mobilizar greves para pressionar a governança quando necessário.

O que é a APEOESP?

Em todas as profissões, praticamente, existem os sindicatos que são responsáveis por lutar pelos direitos dos trabalhadores e por dialogar com o governo, em busca de soluções para a categoria a qual se propõe defender. A APEOESP é um dos sindicatos do estado de São Paulo de maior relevância, contando com milhares de associados e responsável por levantar pautas em relação aos direitos dos professores da rede pública do estado.

Assim sendo, participam da APEOESP professores de todo o estado paulista, que pagam uma mensalidade à instituição que, por sua vez, utiliza esses recursos para diversas atividades, como fundo de greve, viagens, palestras e impressão de material (panfletos, bottons, adesivos, etc).

Os líderes da APEOESP são escolhidos por votação, da qual faz parte todos os membros do sindicato e são os responsáveis por organizar a sindicância dos professores quando a categoria não está satisfeita com as propostas do governo. A instituição conta com dezenas de subsedes espalhadas pelo estado e se reúne com periodicidade para discutir as questões nas quais os professores da rede pública estão envolvidos.

História da APEOESP

Desde sua fundação em 1945 até o ano de 1977 a APEOESP não teve um papel relevante como sindicato, mostrando-se submissa aos desejos dos governos da Ditadura Militar. Nos anos de 1976 e 1977, no entanto, a instituição realizou uma profunda mudança na direção do sindicato e, desde então, começou a se destacar pela exigência dos direitos dos professores perante o governo do estado.

No ano seguinte, em 1978, a APEOESP declarou a primeira greve da categoria, que durou mais de 20 dias. Sendo as principais pautas em relação à situação calamitosa de escolas públicas, falta de pagamento aos professores e contratações, entre outras reivindicações. A partir de 1978, a APEOESP encabeçou diversas greves no estado, inclusive a greve de 2015 que pressiona o governo Alckmin e luta por melhores condições à categoria.

Conquistas históricas da APEOESP:

– 180 dias letivos;
– 20% de hora-atividade;
– CLT aos precários;
– Aposentadoria aos 25 anos;
– Regulamentação do Estatuto do Magistério;
– Denúncias em relação a órgãos de repressão;
– Ajustes salariais;
– Abertura de Concursos Públicos para a classe no estado de São Paulo;
– Aposentadoria especial para as mulheres (25 anos) e homens (30 anos);
– Aprovação do Estatuto da APEOESP, em 1980;
– Lei que garante o desconto em folha da contribuição dos associados;
– Direito de se organizar em sindicato, com a Constituição de 1988;
– Greves incansáveis e atos públicos.

Quero me filiar à APEOESP. Como faço?

Todos os professores, docentes e especialistas em educação da rede pública de ensino do estado de São Paulo podem fazer parte dos associados da APEOESP. Para isso, basta entrar em contato com o sindicato e pagar as mensalidades.

CONTATO APEOESP
Endereço: Praça da República, 282
CEP: 01045-000 – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3350-6000

Pesquisar
Artigos Relacionados