Adventismo

links patrocinados

Adventismo

Adventismo

O adventismo é uma religião cristã criada no começo do século vinte nos Estados Unidos. O nome da religião deriva da crença do segundo retorno de Jesus à Terra, sendo que diversas religiões cristãs e muçulmanas acreditam que Jesus Cristo voltará à Terra para presidir o juízo final.

Características do adventismo

A religião adventista foi criada em um período marcado pela intensa criação de religiões nos Estados Unidos, que ocorreu entre o final do século dezenove e o começo do século vinte. Questões como o não conformismo com o sistema religioso reinante, o estilo evangelístico e proselitista dominante e o surgimento das sociedades bíblicas contribuíram para a criação de uma nova religião.

Guilherme Miller é apontado como o criador desta religião. Originalmente batista, o religioso desenvolveu a religião à partir dos estudos e interpretações do Livro de Daniel, que faz parte do antigo testamento. Estudiosos apontam que o livro, que contém basicamente algumas histórias de Daniel e seus amigos judeus e quatro profecias, possui uma linguagem apocalíptica.

Adventismo no Brasil

Diversas pessoas passaram a seguir a nova religião, mas o grupo se dissipou após o chamado Grande Desapontamento. Neste dia, que ocorreu em 1844, um membro da religião adventista havia afirmado que Jesus retornaria à Terra. Como nada aconteceu, muitos ficaram desapontados e descrentes em relação à nova religião.

Após o ocorrido, algumas pessoas passaram a seguir ou criaram novas religiões, sendo que todas acreditavam no retorno de Jesus Cristo. Em função disto, surgiram várias vertentes do adventismo, percebidas nas diversas igrejas dedicadas à religião, como Igreja de Deus Adventista, Adventista do Sétimo Dia e Igreja Cristã do Advento.

Crenças

Cremcas Adventistas

Os adventistas, de modo geral, seguem alguns princípios básicos, como castigo àqueles que não acreditam na religião, guarda do sábado, dieta restritiva e adoração ao Senhor.

Com relação ao sábado, percebe-se que adventistas não frequentam cursos neste dia ou outras atividades que exijam muito esforço. Isto acontece, de acordo com sua crença, porque Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sábado, garantindo que este dia fosse sinônimo de descanso e ministério para todas as pessoas.

Tratando-se da dieta restritiva, a grande maioria dos adventistas ou segue uma dieta vegetariana, por acreditarem que Deus os ensinou a comer o que existe de forma mais simples na natureza e requer um preparo simples, ou então os princípios da profetiza Ellen White, que apontou os perigos da carne e os males de alimentos como fermento, manteiga e especiarias.

Principais igrejas e grupos de estudo adventistas

Adventistas no Brasil

Existem, de forma geral, dez igrejas adventistas, entre elas Igreja Cristã do Advento, Igreja Adventista do Sétimo Dia (considerada a maior e mais importante de todas, contando com cerca de vinte milhões de membros), Igreja Adventista Brasileira, Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma, Cristã Bíblica Adventista, Igreja de Deus do Sétimo Dia e Igreja Adventista da Promessa.

Para estudar a religião adventista, os membros se reúnem em grupos, sendo que os mais conhecidos são os Crentes do Novo Pacto, Instituto Bíblico Pastoral e Movimento Missionário da Casa do Leigo.

Adventista do setimo dia Adventismo Brasil

Pesquisar