ACAFE Vestibular

links patrocinados

ACAFE Vestibular

ACAFE Vestibular

Sobre a ACAFE Vestibular

Quem quer prestar vestibular em alguma universidade de Santa Catarina provavelmente fará a prova organizada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais, ACAFE. A instituição atualmente é a maior organizadora de vestibulares e concursos no Estado, agregando universidades de todo o Estado.

A ideia pela qual a ACAFE foi criada foi desenvolver o ensino, a ciência, a tecnologia e a inovação em Santa Catarina. A sua missão é realizada através do fortalecimento das universidades do Estado e da seleção dos melhores estudantes para ingressar nos quadros discentes.

Dados da ACAFE Vestibular

A ACAFE mantém dados atualizados dos números por campi, por instituição e os dados totais do sistema. Além disso, a Associação também organiza relatórios sobre os cursos por região e outras informações. Todos os dados a partir de 2000 ou de 1975 a 2000 podem ser conferidos pelo site da ACAFE no setor de serviços.

ACAFE Vestibular

As universidades da ACAFE possibilitam duas chances de os candidatos ingressarem em algum curso. A entidade realiza dois concursos vestibulares por ano, sendo um de inverno e outro de verão. O calendário sempre está disponibilizado na página principal de vestibulares da ACAFE e consta o período de inscrições, a data e o horário da prova e o dia em que o resultado será divulgado.

O vestibular é realizado em apenas uma fase, com as provas todas no mesmo dia. Assim como outros processos seletivos pelo Brasil, a ACAFE realiza perguntas gerais (como de Português e Matemática, por exemplo) e outras específicas de acordo com o curso para o qual o estudante está se candidatando. Ainda há obrigatoriedade de se fazer uma redação, que conta pontos levando-se em consideração a adequação ao tema, a criatividade, a escrita de acordo com as regras da Língua Portuguesa, etc.

As provas são corrigidas por uma banca de professores universitários credenciados às universidades que compõem a ACAFE. Os melhores colocados são convocados em primeira chamada e cabe a cada instituição de ensino superior verificar se há vagas disponíveis no curso para a realização de outras chamadas.

Cursos e Universidades ACAFE Vestibular

As universidades que compõem a ACAFE são a Furb (Blumenau), UnC (Caçador, Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Mafra, Fraiburgo, Monte Carlo, Porto União, Rio Negrinho, Santa Cecília e Seara), UNESC (Criciúma), UNIPLAC (Lages, São Joaquim, Campo Belo do Sul e Urubici), UNISUL (Tubarão e Grande Florianópolis), UNIVALI (Tijucas, São José e Itajaí), UNIVILLE (Joinville, São Bento do Sul e São Francisco do Sul), UNOESC (Videira, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Chapecó), UNERJ (Jaraguá do Sul), UNIBAVE (Cocal do Sul), UNIDAVI (Rio do Sul), UNIFEBE (Brusque), UNOCHAPECÓ (Chapecó, São Lourenço e Xaxim) e USJ (São José).

 

Vestibular ACAFE 2010 - Provas e Resultado do Vestibular ACAFE

Vestibular ACAFE 2010 – Provas e Resultado do Vestibular ACAFE

Todo mundo sabe que, hoje em dia, um curso superior conta muito na hora de conseguir emprego em determinadas áreas de atuação. Além de toda a parte técnica, cursos superiores também desenvolvem o intelectual do aluno e visam seu amadurecimento pessoal, o que o torna um adulto muito melhor (na maioria das vezes), mais responsável, e comprometido com seus objetivos.

Mas entrar em uma universidade não é assim tão fácil. Justamente porque muita gente quer, a oferta de vagas não dá conta de atender todos os interessados. É feito, então, um processo seletivo que escolhe aqueles mais preparados para estudar em determinado curso de nível superior.

Muitas universidades hoje em dia utilizam o ENEM como processo seletivo, seja ele parcial ou como único processo de seleção. Outras universidades ainda mantém o vestibular tradicional elaborando sua própria prova, e outras unificam seus vestibulares, deixando-o a cargo de um único órgão. É o caso da maioria das universidades do Estado de Santa Catarina.

ACAFE SC

O maior vestibular de Santa Catarina é o promovido pela ACAFE, um órgão responsável pelos processos seletivos de diversas faculdades do Estado. Ela surgiu em 1974 com a missão de promover a integração dos esforços de consolidação das instituições de ensino superior por elas mantidas, de executar atividades de suporte técnico-operacional e também de representá-las junto aos governos Estadual e Federal.

A ACAFE faz os vestibulares das faculdades FURB (Blumenau), UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), UnC (Universidade do Contestado),
UNERJ (Jaraguá do Sul), UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Católica de Santa Catarina, UNIBAVE (Centro Universitário Barriga Verde), UNIDAVI (Vale do Itajaí), UNIFEBE (Brusque), UNIDASC (Universidade do Planalto Catarinense), Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), Univali (Vale do Itajaí), Univille (Joinville), Unochapecó (Chapecó), Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), USJ (São José) e Bom Jesus IELUSC (Joinville).

O vestibular 2010 da ACAFE teve suas provas realizadas no dia 22 de novembro para todas as faculdades, exceto a UDESC, que teve as provas nos dias 1º e 29 de novembro. Os resultados saíram até o dia 4 de dezembro. As matrículas acontecem de acordo com o calendário de cada faculdade. Para ver os resultados de todos os concursos já realizados pela ACAFE, inclusive os de 2010, basta acessar a página online do órgão. Ela é bem organizada, fácil de navegar e tem todas as informações extras que você precisa.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados