Acadêmico IFF

links patrocinados

Acadêmico IFF

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense é uma instituição de ensino que foi criada no ano de 2008 a partir dos antigos CEFETs. Ele é uma das 38 instituições que foram criadas pelo governo federal em todo o nosso país através desses centros de ensino que eram escolas agrotécnicas e vinculadas às universidades.

O IFF, como a instituição também é conhecida, foi criada com o principal objetivo de ter o seu sistema de ensino mais voltado para o mercado de trabalho, contribuindo assim com o desenvolvimento da região onde o instituto está localizado.

Por conta disso, todos os cursos ofertados no Instituto Federal são escolhidos de acordo com a vocação produtiva da sua região, garantindo que os estudantes possam, depois de formados, possam permanecer na mesma região da instituição e colaborar com o seu desenvolvimento das cidades próximas. Além disso, 20% das vagas ofertadas pelo IFF são reservadas para a formação de professores de química, física, matemática e biologia, já que a déficit desse tipo de profissional em todo o nosso país. Também há vagas reservadas para cursos que oferecem ensino médio integrado à educação profissional e cursos de nível superior na área de tecnologia.

Cursos de graduação da IFF

Vale lembrar que o Instituto também conta com opções de cursos de pós-graduação e mestrado. Entre os cursos de graduação tecnológica que estão disponíveis no IFF, podemos encontrar o de Tecnólogo em Design Gráfico, Arquitetura e Urbanismo, Sistemas de Informação, Engenharia de Controle e Automação Industrial, Tecnólogo em Petróleo e Gás, Ciência e Tecnologia de Alimentos, e diversos outros.

Campi da IFF

É possível encontrar diversas unidades da IFF por todo o estado do Rio de Janeiro. Exemplos de cidades que contam com campi da IFF são, por exemplo, Macaé, Cabo Frio, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, entre outras.

No site da IFF na internet é possível encontrar todas as informações sobre o processo seletivo desta instituição de ensino, as opções de cursos e a localização dos campi. Vale lembra que os estudantes que já são acadêmicos da IFF podem acessar uma área exclusiva no site da instituição na internet.

Acadêmico IFF

A internet facilita e muito a comunicação de alunos e instituição. Para isso o IFF criou o Acadêmico IFF. O nome do portal é Q-Acadêmico Web e aluno, professor, pais de alunos, trabalhadores e técnicos administrativos podem acessar o sistema.

Pelo sistema a comunidade consegue ter informações sobre documentação, notas, faltas e avisos direcionados. Ali é possível imprimir seus documentos referentes a matricula com o Instituto. O Q-Acadêmico Web o aproxima ainda mais da sua instituição, dos seus colegas e dos seus alunos. É uma importante ferramenta que possibilitará a você, enquanto professor, um universo de informações muito grande, ao alcance de poucos cliques.

Pelo sistema o professor pode enviar mensagens, responder questionários da instituição, consultar o acervo e fazer uma reserva na biblioteca, atualizar cadastro, consultar o calendário acadêmico e os horários de aulas, lançar as notas e faltas dos alunos, ter uma visaão geral da turma e ter mais informações sobre os alunos e turmas.

Já o acadêmico pode fazer a matricula, tirar dúvidas, atualizar o cadastro, acessar a freqüência e faltas, consultar a data de provas e trabalhos, o histórico escolar, verificar as ofertas de estágio, calendário acadêmico, consultar e reservar livros na biblioteca da IFF e acessar os matérias disponibilizados pelos professores para download.

Pesquisar
Artigos Relacionados