Zotero: como funciona e onde baixar

links patrocinados

Zotero: como funciona e onde baixar

As Referências Bibliográficas são uma parte essencial dos trabalhos, mas exige que os acadêmicos gastem muito tempo coletando todas as informações para preencher a folha.
Com o Zotero, os dados podem ser armazenados e catalogados com muita facilidade, para que o tempo possa ser melhor gasto com o desenvolvimento do trabalho. Confira mais sobre a ferramenta Zotero: como funciona e onde baixar.

O que é o Zotero

Zotero: como funciona e onde baixar Zotero: como funciona

Zotero é uma ferramenta que pode ser adicionada no navegador Firefox para implementar as suas atividades. A principal função desse complemento é listar e separar cada site visitado em categorias diferentes. Todos os tipos de páginas virtuais podem ser listados, inclusive sites de vídeos, artigos, livros virtuais e arquivos online no formato pdf, por exemplo.

A principal vantagem de se instalar o Zotero no navegador da Internet é para as pessoas que precisão organizar as referências bibliográficas de um trabalho acadêmico ou profissional. Nos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, teses, dissertações e monografias pedidas nas universidades, a lista de páginas acessadas é enorme e por isso existe a necessidade de catalogar os endereços de forma mais específica.

Além do link, o Zotero também captura informações da página, como o autor, as palavras-chaves, a data e o título. Muitas pessoas acabam se esquecendo de salvar os endereços e depois precisam fazer longas procuras de histórico para encontrar. Instalando o Zotero, esse tipo de situação irá acabar, pois esse complemento não oferece somente o site, mas também outros dados necessários na hora de montar a bibliografia.

Zotero: onde baixar

Zotero: como funciona

Depois de baixar e instalar o Zotero, uma barra do aplicativo ficará disposta no navegador do Firefox. Para entrar em suas funcionalidades, basta que o usuário clique no botão. A interface do complemento funciona a partir de três colunas, nos quais vão estar separadas em pastas de temas que os sites podem ser catalogados, a lista de sites visitados com as suas respectivas informações e as opções de configurações da ferramenta.

Quando precisar terminar a página das referencias bibliográficas, os usuários farão de uma forma muito mais simples e rápida. Com a opção de arrastar e soltar, os sites que estão catalogados podem ser inseridos nos documentos de texto com os trabalhos acadêmicos. Qualquer campo de texto pode receber as informações da sua bibliografia.

O que é Zotero

Sincronização

Para que o Zotero funcione não somente no computador pessoal dos usuários, mas também em outros computadores e aparelhos, é preciso que haja uma sincronização. Para que isso ocorra, basta criar um cadastro com usuário e senha no sistema do aplicativo, que todas as informações referentes ao seu acesso serão guardadas enquanto o login estiver ativo.

Para que serve o Zotero

Zotero: onde baixar

O Zotero pode ser baixado e instalado gratuitamente em qualquer computador ou aparelho com Firefox e acesso à Internet. Os usuários podem baixá-lo diretamente no site oficial dos desenvolvedores do aplicativo. Na página oficial da Zotero, pessoas que possuem o computador com o sistema operacional do Mac, Windows ou Linux podem fazer o download do complemento original e ainda acompanhar as suas atualizações.

Pesquisar
Artigos Relacionados