TV Digital – antena, conversor, receptor e TV Digital no Brasil

TV Digital

TV Digital

Como quase todos os brasileiros, provavelmente você tem uma televisão de plasma ou de LCD. No entanto, não basta essa TV ser de alta qualidade (HD) ou a maior do mercado, se ela não tem o sinal digital.

Sobre a TV digital

Diferentemente da televisão analógica, a TV digital utiliza de um sinal de compreensão digital e modulação para o envio de imagens, vídeos e áudios apenas para os aparelhos que possuem compatibilidade com essa nova tecnologia. Devido ao sinal digital que hoje é possível notar até os mínimos detalhes de algum artista, jornalista ou qualquer pessoa que está dentro da tela, pois a recepção e transmissão são feitas em maior quantidade, chegando a passar três programas em alta definição, ou seja, sete produtos de uma televisão comum ou analógica.

As principais características de uma televisão com sinal digital são a qualidade de som, com a entrada o estéreo, e a imagem com o padrão de 1080 linhas na tela. Além dessas inovações, a interatividade e a acessibilidade tornaram-se comuns para as pessoas que tem uma TV digital, pois os programas podem ser gravados e vários canais podem ser emitidos. Outro recurso interessante do sinal digital é a possibilidade de fazer uma transmissão ou recepção em um local tanto plano quanto esburacado.

História da TV digital

Parece irreal, no entanto a primeira tentativa de criar um sinal digital aconteceu no início dos anos 70, no Japão. Foi graças à união da rede de televisão pública do Japão Nippon Hoso Kyokai (NHK) e mais 100 estações de comunicação que foi possível a descoberta da televisão digital, pois na experiência em construir uma TV de alta definição ou como depois seria conhecida, HDTV, os cientistas notaram que a plataforma analógica não poderia ser utilizada para que um produto HD funcionasse com perfeição, devido à necessidade de uma tela grande e transmissão rápida.

Sinal de TV digital do Brasil

Apesar da TV digital já ter sido estudada nos anos 70, o sinal digital chegou a território brasileiro apenas no ano de 1996 com a televisão por assinatura SKY ou DirecTV, contudo como os produtos televisivos não eram equipados com a alta definição dos japoneses, o som e a imagem do sinal digital ainda era precário. Com início dos debates no ano de 1998 e término em 2006, finalmente a TV digital foi instalada com sucesso na cidade de São Paulo em uma cerimônia que estava presente Hélio Costa, ministro das comunicações e o Presidente do Brasil na época, Luiz Inácio Lula da Silva. Devido à entrada da companhia italiana de telecomunicações, Screen Service, os brasileiros começaram a ter mais acesso ao sinal digital em outras regiões do país.

Antena, Conversor e Receptor para a TV digital

Uma das alternativas encontradas para utilizar o serviço do sinal digital e não comprar uma televisão que já venha com o padrão digital, surgiu um conversor que assimila e transmite o sinal digital para uma TV comum. Além do conversor, o receptor também pode ser adquirido no comércio brasileiro. Outro produto que é imprescindível para que o sinal digital seja bem recebido é a antena, pois a antena analógica não consegue transmitir o padrão digital. Apesar da necessidade de comprar um receptor, um conversor e uma antena, a televisão digital vale à pena, principalmente devido à sua imagem e som muito parecidos com a realidade.

Fotos

Confira Fotos da TV Digital:

TV Digital - antena, conversor, receptor e TV Digital no Brasil TV Digital - antena, conversor, receptor e TV Digital no Brasil TV Digital - antena, conversor, receptor e TV Digital no Brasil TV Digital - antena, conversor, receptor e TV Digital no Brasil

GD Star Rating
loading...
TV Digital - antena, conversor, receptor e TV Digital no Brasil, Nota: 3.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados