Desbloqueio GSM – Como desbloquear celular?

Desbloqueio GSM – Como desbloquear celular?

Há alguns anos atrás, para realizar o desbloqueio do celular, permitindo que ele pudesse ser usado com chip de outra operadora, só era realizado pelas operadoras se o cliente efetuasse o pagamento desse serviço ou então utilizasse de algum programa ou tutorial que encontrasse pela internet. Mas desde 2008 essa realidade mudou e os desbloqueios passaram a ser feito de graça pelas operadoras.

A medida

No início de 2008, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou novas regras que regem a questão do desbloqueio de celulares, na qual as operadoras têm a obrigação de realizar esse serviço quando solicitado pelo cliente. Antes dessa medida, o serviço era cobrado e o cliente ainda tinha que pagar uma multa.

Apesar do que foi estabelecido pela Agência, muitos clientes ainda encontram dificuldades de conseguir o desbloqueio, seja pela exigência de documentos ou por falta de locais para realizar o serviço. De acordo com a Anatel, além de ter que realizar de forma gratuita o desbloqueio, o pedido deve ser efetivado em até 24 horas.

Documentação

Para realizar esses desbloqueio de acordo com as normas da Anatel, o usuário deve se dirigir a uma loja da operadora de celular, já que as lojas de varejo não têm obrigatoriedade de realizar esse serviço, portando o documento de identidade, CPF e nota fiscal da compra do aparelho. A exigência desses documentos serve para evitar que celulares roubados sejam desbloqueados, mas a exigência de documentos além dos citados deve ser denunciada a Anatel.

Valor

O serviço deve ser gratuito. Caso seja exigido algum tipo de pagamento, o cliente deve solicitar um orçamento desse serviço e munido deste documento denunciar a operadora à Anatel. Mas apesar da medida, as operadoras podem vender aparelhos novos bloqueados e, nesse caso, o desbloqueio gratuito só pode ser realizado quando completar um ano em que o aparelho foi adquirido. Caso o cliente queira desbloquear o aparelho antes desse período, a operadora pode realizar a cobrança de multas e outros encargos. Esses valores variam de R$ 10 a R$ 250, depende do modelo do aparelho e o software a ser utilizado.

Facilidades

Algumas operadoras procuraram outros meios de facilitar o desbloqueio depois que a medida da Anatel foi anunciada. A operadora Vivo permitiu que os clientes realizassem o desbloqueio de seus aparelhos através do site da operadora. Para realizar o procedimento o cliente deve estar cadastrado no site ou se cadastrar caso esteja efetuando seu primeiro acesso à página. Lá, é possível consultar quais os modelos e aparelhos que podem ter seu desbloqueio realizado pelo site.

A empresa Oi, em 2008, resolveu inovar e optou pela venda de celulares desbloqueados e ainda passou a oferecer o serviço de desbloqueio de qualquer celular, independente da operadora, gratuitamente. Tal medida causou revolta das outras operadoras, como a Claro, que conseguiu através da justiça o cancelamento da veiculação de propagandas da Oi na qual a operadora se mostrava a favor do desbloqueio, além da página na internet Bloqueio Não, mantido pela Oi.

Fotos

Confira Fotos do Desbloqueio GSM – Como desbloquear celular?:

Programa para desbloquear o celularPrograma para desbloquear o celular
O serviço deve ser gratuitoO serviço deve ser gratuito
Todas as operadoras devem oferecer o serviçoTodas as operadoras devem oferecer o serviço

Desbloqueio Celular

Desbloqueio Celular

Sobre o Desbloqueio Celular

Quando começou a onda dos aparelhos GSM, as operadoras bloqueavam o celular para que chips de outras empresas não funcionassem. Essa era uma maneira de manter o cliente fiel. Mas, aos poucos, foram chegando pessoas que desbloqueavam estes aparelhos por um preço bem acessível. Com a proliferação dessa prática, as operadoras estão se rendendo e vendendo aparelhos desbloqueados. Mas se você ainda tem um modelinho que não aceita chip de outra operadora, não se sinta isolado. Aprenda aqui como desbloquear o seu celular.

Como Desbloquear o Celular

Para fazer o desbloqueio do seu celular é muito fácil, independentemente da marca que ele tiver. Você pode adotar a seguinte tática: fazer o download do software Crux Unlocker v5.0 e instalar o programa no seu computador.

Tendo feito isso, você precisa encontrar o IMEI do seu celular. O IMEI nada mais é do que o número de série que cada aparelho possui. Para saber o do seu celular você pode digitar no aparelho *#06# ou tirar a bateria e olhar na parte traseira. Para identificar o número correto, é só olhar um que comece com 35 e que tem uma sequência de 15 números (nesta sequência de 15 números estão inclusos o 3 e o 5).

Depois de você digitar no Crux o número do seu IMEI, você seleciona o país e a operadora do celular. Para os clientes TIM, esse processo é mais complexo, porque aparecerão como opções TIM, TIM NEW1 e TIM NEW2. Para saber qual é o seu caso, você precisa saber o seu ICCID, ou seja, o número de série do seu chip. Esse número está escrito no chip e começa com 8955 e tem uma sequência de 20 números (inclusos aí o 8955). Os números que interessam para você neste caso são os dois que seguem o 8955. Se for o 02, você deve escolher a opção TIM; se for o 03, deve optar por TIM NEW1; e se for 04 escolha TIM NEW2. Para ficar mais fácil, a regra basicamente é essa: 02 corresponde aos números do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste; 03 a São Paulo; e 04 ao Sul e ao Mato Grosso.

Depois de colocar todos esses dados, é só clicar em calcular. Serão gerados sete códigos, mas os que interessam são o primeiro e o último. O primeiro é o código padrão, que geralmente desbloqueia o aparelho. Se não der certo, o último código entra em cena. Anote os códigos e desligue o celular.

Retire o chip e ligue o aparelho. Você tem apenas cinco tentativas para desbloquear o celular. Então, digite #pw+código padrão+1#. Se não acontecer o desbloqueio do celular, digite #pw+último código+7#. Saiba também os erros que podem acontecer ao tentar realizar o desbloqueio GSM.

GD Star Rating
loading...
Desbloqueio GSM - Como desbloquear celular?, Nota: 4.5 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados