Blu-Ray – sobre a tecnologia, disco e player blu-ray

links patrocinados

Blu-Ray - sobre a tecnologia, disco e player blu-ray

Blu-Ray – sobre a tecnologia, disco e player blu-ray

Tecnologia Blu-Ray

A tecnologia Blu-ray Disc, conhecido popularmente como BD, é um disco óptico semelhante ao DVD e ao CD, que serve principalmente para armazenar dados, como áudios e vídeos com alta resolução. Mas, para utilizá-la, você precisará de um aparelho de televisão Full HD. Sua tecnologia substitui o CD e o DVD.

História da tecnologia Blu-ray

O formato Blu-ray surgiu da necessidade de ter um aparelho no mercado que conseguisse gravar e também reproduzir conteúdos em alta definição de maneira barata e prática.

No ano de 2010, surgiu o BDXL, um novo formato da tecnologia Blu-ray, que terá capacidade de armazenamento de até 128 Gigabytes.

Recentemente, foi lançada a tecnologia 3D, que também foi incorporada a essa nova tecnologia. A maioria dos discos são em camadas duplas, permitindo mais tempo de gravação e de reprodução de arquivos, assim como maior capacidade de armazenamento. Essa tecnologia também foi incoporada a alguns jogos do Playstation 3.

Principais Diferenças entre a Tecnologia Blu-ray e HD-DVD

Blu-Ray

A principal diferença entre eles é a capacidade do laser na leitura do disco. Em um DVD normal a capacidade de armazenamento é de apenas 4.7 Gigabytes, enquanto na tecnologia Blu-ray, a capacidade de armazenamento varia de 25 a 50 Gigabytes (de 5 a 10 vezes maior), entre camadas simples e camadas duplas. Já na tecnologia HD-DVD tem capacidade de 15 Gigabytes de armazenamento em camada simples e de até 30 Gigabytes em camada dupla.

Outra diferença está no nome. O nome desta nova tecnologia que teve origem pela cor azul do raio laser. Na tradução literal da palavra, Blu-ray significa raio azul. Vale lembrar que no DVD normal, o laser é vermelho. Já o nome HD-DVD significa apenas High Definition.

disco e player blu-ray

Existem alguns aparelhos que são capazes de reproduzir ambos formatos, mas o preço está acima da média da maioria dos brasileiros, podendo chegar ao valor de R$ 4.000 reais. No entanto, no Brasil a tecnologia é pouca divulgada e por este motivo é difícil encontrar marcas Blu-ray no mercado.

A Paramount se destaca no mercado desde o final do ano de 2008 e dispõe títulos de filmes com áudio e também com legendas em português, como o filme Homem de Ferro e Shrek Terceiro.

A principal marca que desenvolve essa tecnologia Blu-ray no mercado é a Sony. A principal concorrente da Sony é a Toshiba, que é responsável pelo formato HD-DVD. Mas, nos últimos anos, a empresa vem anunciando que abandonará este formato para o formato Blu-ray.

Sobre a Blu-Ray - sobre a tecnologia

A decisão foi depois da Sony anunciar, que os estúdios Warner Bros anunciaram o lançamento de DVDs com alta definição e somente no formato Blu-ray.

Aparelhos Blu-ray no Brasil

No Brasil, esta tecnologia ainda é pouco difundida. Por este motivo, aparelhos com Blu-ray podem ter o preço bem acima da maioria dos produtos existentes no mercado. Ainda podemos dizer, que no país existem poucos títulos de filmes que possuem essa tecnologia.

Basta esperar que a tecnologia Blu-ray seja difundida no país para que os preços tornem-se mais acessíveis ao bolso do brasileiro.

DVD Blu-Ray  player blu-ray

Pesquisar
Artigos Relacionados